Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/844
Título: COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE GRAMÍNEAS DO GÊNERO BRACHIARIA E PANICUM EM FUNÇÃO A DIFERENTES IDADES DE REBROTAÇÃO
Autor(es): Silva, Jose Hilson costa
Palavras-chave: proteína bruta
matéria seca
celulose
lignina
Data do documento: 29-Ago-2016
Resumo: Avaliar a composição química de gramíneas dos gêneros Brachiaria e Panicum maximum, em diferentes idades de rebrotação. Foram determinados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido, hemicelulose (HEM), celulose (CEL), lignina (LIG) e cinzas. Para composição química das gramíneas do gênero Panicum e Brachiaria não se observou efeito (P>0,05) de interação entre gramíneas x idade de rebrotação, em todas as variáveis analisadas. Dentre as gramíneas analisadas o capim-Massai foi, em geral, o de maior teor de matéria seca (29,44%), fibra em detergente neutro (74,93%) e a idade de 21 dias rebrotação apresentou os maiores valores médio de proteína bruta para as gramíneas estudadas. A idade de rebrotação proporciona redução no teor de PB e aumentou no teor de fibra de gramíneas do gênero Brachiaria e Panicum. Os capins Mombaça, Tanzânia, Marandu e MG4 apresentaram melhores características nutricionais.
Descrição: Trabalho apresentado ao Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão, requisito indispensável para obtenção do título de Bacharel em Zootecnia.
Trabalho apresentado ao Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão, requisito indispensável para obtenção do título de Bacharel em Zootecnia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/844
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Zootecnia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCHILSON.pdf491,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.