Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8451
Título: | O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA E DA AUTONOMIA: concepções dos representantes estudantis do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó |
Título(s) alternativo(s): | THE STUDENT MOVEMENT AS A SPACE FOR BUILDING DEMOCRACY AND AUTONOMY: conceptions of student representatives of the Pedagogy Course at the Codó Science Center |
Autor(es): | NASCIMENTO, João Daniel Gomes |
Palavras-chave: | Movimento estudantil; Pedagogia; Ensino Superior; Conscientização política Student movement; Pedagogy; Higher education; Political awareness |
Data do documento: | 25-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A história nos mostra que os movimentos estudantis já ocuparam muitas lutas, desde as manifestações antifascistas, a campanha nacionalista pelo monopólio do petróleo, cujo resultado foi a criação da Petrobrás, a luta contra a ditadura e “as Diretas Já”. Nessa perspectiva, compreende-se que a importância do movimento estudantil ocorre por ele estar inserido em um espaço propício ao pensamento crítico e reflexivo. O objetivo geral, portanto, compreende em analisar em que medida o movimento estudantil apresenta-se como espaço de construção da democracia e da autonomia no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Ciências de Codó. Logo, os objetivos específicos são: identificar as concepções de protagonismo estudantil numa perspectiva democrática e humanizadora; discutir acerca dos desafios e possibilidades do protagonismo estudantil no ensino superior e verificar as concepções sobre o protagonismo estudantil pela perspectiva dos representantes de turma do Curso de Pedagogia. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica de campo com abordagem qualitativa. Buscamos discutir inicialmente, sobre o movimento estudantil no ensino superior, traçamos um pouco seu percurso histórico no cenário brasileiro; o analisamos com base na perspectiva democrática e humanizadora, ou seja, o desenvolvimento de ações democráticas e inclusivas; tratamos de alguns desafios enfrentados pelas lutas estudantis dentro no cenário universitário e possibilidades para o seu fortalecimento enquanto movimento social. Para fundamentar essa discussões nos apoiamos em autores como: Bourdieu e Passeron (1970), Costa (2000), Silva (2021), Freire (2016), Araújo (2017), dentre outros. Com base na pesquisa de campo, pudemos constatar que o movimento estudantil do CCCO apesar de dispor de uma representação importante, atualmente, ainda apresenta muitas dificuldades para funcionar como uma luta em prol dos direitos coletivos. Compreendemos ser ele uma ação, um movimento, uma luta que possibilita o desenvolvimento de comportamentos de liderança, pensamento crítico e capacidade de comunicar. |
Descrição: | History shows us that student movements have already taken part in many struggles, from anti-fascist demonstrations, the nationalist campaign for the oil monopoly, which resulted in the creation of Petrobrás, the fight against the dictatorship and the “Direct Elections Now”. From this perspective, it is understood that the importance of the student movement occurs because it is inserted in a space conducive to critical and reflective thinking. The general objective therefore involves analyzing to what extent the student movement presents itself as a space for the construction of democracy and autonomy in the Pedagogy Course of the Federal University of Maranhão, at the Codó Science Center. Therefore, the specific objectives are: to identify the concepts of student protagonism from a democratic and humanizing perspective; to discuss the challenges and possibilities of student protagonism in higher education; and to verify the concepts of student protagonism from the perspective of class representatives of the Pedagogy Course. The methodology used was a bibliographic field study with a qualitative approach. We initially sought to discuss the student movement in higher education, tracing its historical path in the Brazilian scenario; analyzing it based on the democratic and humanizing perspective, that is, the development of democratic and inclusive actions; addressing some challenges faced by student struggles within the university scenario and possibilities for its strengthening as a social movement. To support these discussions, we relied on authors such as: Bourdieu and Passeron (1970), Costa (2000), Silva (2021), Freire (2016), Araújo (2017), among others. Based on field research, we were able to verify that the CCCO student movement, despite having an important representation, currently still presents many difficulties in functioning as a struggle for collective rights. We understand that it is an action, a movement, a struggle that enables the development of leadership behaviors, critical thinking, and the ability to communicate. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8451 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOÃO DANIEL GOMES NASCIMENTO.pdf | TCC de Graduação | 398,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.