Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Joane Karla Fontes dos-
dc.date.accessioned2024-11-13T11:33:37Z-
dc.date.available2024-11-13T11:33:37Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8452-
dc.descriptionThis research is the result of a bibliographic and field study on the contributions of playful practices to the teaching-learning process in the early years of elementary school. From this perspective, it is understood that play is very important as a pedagogical tool that allows children to learn the knowledge developed in the classroom in a pleasurable and dynamic way. The research was developed in a municipal school in Codó/Ma. The general objective was to analyze how playful practices are addressed in the learning process in the early years of elementary school in a municipal school in Codó/Ma. The specific objectives are: to understand how the relationship between the child, playfulness and learning is constructed; to discuss the role of the teacher in relation to play; and to analyze how teachers in the early years of a municipal school in Codó/Ma use playfulness in the classroom. We sought to theoretically base the discussions on the works of authors such as: Jorge (2006), Kishimoto (2016), Massa (2015), Sousa (2006), Valente (2001), Vygotsky (1984). The research is based on a qualitative approach, focusing on bibliographical and field research. A questionnaire applied to three teachers from the initial years of a municipal school in Codó/Ma was used as a data collection instrument. Through the analysis of the data, it was evident that the research participants recognize the importance of play for children's learning, it is seen as a potential tool, because through it the child develops in a pleasurable and autonomous way. However, some challenges still need to be overcome regarding the use of play in the school environment. It is necessary to invest in continued training for teachers, provide innovative playful spaces and materials, build a playful posture articulated with the school curriculum and develop a partnership with the family to better understand this type of methodology.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é resultado de estudo bibliográfico e de campo, a respeito das contribuições das práticas lúdicas no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa perspectiva, compreende-se que o lúdico é muito importante como ferramenta pedagógica que possibilita à criança apreender de forma prazerosa e dinâmica os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Codó/Ma. O objetivo geral foi analisar como as práticas lúdicas são abordadas no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Codó/Ma. Os objetivos específicos são: compreender como é construída a relação entre a criança, o lúdico e a aprendizagem; discutir sobre o papel do professor frente ao brincar e analisar de que forma os professores dos anos iniciais de uma escola municipal de Codó/Ma utilizam o lúdico em sala de aula. Buscamos fundamentar teoricamente as discussões nas obras de autores (as) como: Jorge (2006), Kishimoto (2016), Massa (2015), Sousa (2006), Valente (2001), Vygotsky (1984). A pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa, focando nas pesquisas bibliográficas e de campo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado com três professoras dos anos iniciais de uma escola municipal de Codó/Ma. Através da análise dos dados ficou evidente que os participantes da pesquisa reconhecem a importância do lúdico para a aprendizagem infantil, é concebido como ferramenta potencial, pois através dele a criança se desenvolve de forma prazerosa e autônoma. Contudo, alguns desafios ainda precisam ser superados quanto o uso da ludicidade no espaço escolar, faz-se necessário investir em formações continuadas para professores, disponibilizar espaços e materiais lúdicos inovadores, construir uma postura lúdica articulada ao currículo escolar e desenvolver um trabalho parceiro com a família para melhor compreensão desse tipo de metodologia.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectludicidade;pt_BR
dc.subjectdocente;pt_BR
dc.subjectanos iniciais;pt_BR
dc.subjectensino fundamental;pt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectplayfulness;pt_BR
dc.subjectteacher;pt_BR
dc.subjectinitial years;pt_BR
dc.subjectelementary education;pt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DA UNIDADE ESCOLAR SANTA FILOMENApt_BR
dc.title.alternativeCONTRIBUTIONS OF PLAYFUL PRACTICES IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: CONCEPTIONS OF TEACHERS AT THE SANTA FILOMENA SCHOOL UNITpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANE KARLA FONTES DOS SANTOS.pdfTCC de Graduação757,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.