Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Barbara Jordânia de Souza-
dc.date.accessioned2024-11-13T11:40:38Z-
dc.date.available2024-11-13T11:40:38Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8453-
dc.descriptionThe present research is entitled Continuing Education in Inclusive Education and Special Education in the school Temístocles Codó-MA, aiming to investigate the presence of continuing education practices for Inclusive Education and Special Education in the school Temístocles located in the Municipality of Codó, state of Maranhão. The main authors that support the reflections of the study were: Albertini (2009), Silva (2017), Martins (2003), who list and debate regarding the studied theme and also the behaviors, habits and social conducts that influence the way of life in society. These authors collaborate to the methodological activity adopted, qualitative in nature, starting with the analysis of the segments of the questionnaires sent to teachers, school manager, and supervisor. Through the questionnaire it was possible to identify the existing continuing education policies and how the training actions take place. To this end, the research was based on the experience and reports of these professionals. We concluded that, although we have laws and sanctions that enable and guarantee the rights of people with disabilities, the various spheres of society based on the school context, we can note that there is a long way to go to achieve what we intend and understand as inclusion.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como título Formação continuada em Educação Inclusiva e Educação Especial na escola João Temístocles Codó-MA, tendo como objetivo investigar presençade práticas de formação continuada para a Educação Inclusiva e Educação Especial na escola João Temístocles que atende a primeira etapa do Ensino Fundamental, localizada no Município de Codó, estado do Maranhão. Os principais autores que sustentam as reflexões do estudo foram: Albertini (2009), Silva (2017), Martins (2003), que elencam e debatem a respeito da temática estudada e os comportamentos, hábitos e condutas sociais que influenciam o modo de vida em sociedade. Estes autores aqui citados colaboram na atividade metodológica adotada, de cunho qualitativo, partindo da análise dos questionários enviados para os professores e professoras, gestoras e supervisora da escola. Por meio do questionário foi possível identificar as políticas de formação continuada existentes e de que forma as ações deformação acontecem. Para tanto, a pesquisa se pautou na experiência e relato desses profissionais pontualmente. Concluímos que, apesar de termos leis e sansões que viabilizam e garantem direitos das pessoas com deficiência, nos diversos âmbitos da sociedade, principalmente no contexto escolar, podemos notar assim um longo caminho a ser percorrido para alcançar o que pretendemos e entendemos por inclusão.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDeficiência;pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectDeficiency;pt_BR
dc.subjectInclusive Education;pt_BR
dc.subjectContinuing Trainingpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA JOÃO TEMÍSTOCLES - CODÓ - MA: Um olhar significativo nos desafios docente.pt_BR
dc.title.alternativeCONTINUING TRAINING IN INCLUSIVE EDUCATION AND SPECIAL EDUCATION AT JOÃO TEMÍSTOCLES SCHOOL - CODÓ - MA: A significant look at teaching challenges.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA JORDÂNIA DE SOUSA COSTA.pdfTCC de Graduação1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.