Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Lívia Cecília Mesquita da-
dc.date.accessioned2024-11-13T11:48:18Z-
dc.date.available2024-11-13T11:48:18Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8454-
dc.descriptionThis Course Completion Work is developed in the area of bilingual education for the deaf, specifically in the context of literacy and literacy. The main objective of the research was to investigate how the topic of literacy and literacy in bilingual education for the deaf is approached in scientific productions at master's and doctoral levels. To achieve this objective, qualitative bibliographical research was carried out, using the systematic literature review method and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) was used as a database. Although there were few productions found in the database, the highlighted works bring very important points, such as the importance of the literacy process occurring from the perspective of bilingual education, but they also highlight the lack of continued and adequate training of professionals in this field. area. Although the study considered work from the last ten years, little was found, which makes it necessary for more studies to be carried out, expanding the database.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso se desenvolve na área da educação bilíngue de surdos, especificamente no contexto da alfabetização e letramento. O principal objetivo da pesquisa foi investigar como o tema alfabetização e letramento na educação bilíngue de surdos é abordado em produções científicas em nível de mestrado e doutorado. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, usando o método de revisão sistemática da literatura e foi utilizada como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apesar de terem sido poucas as produções encontradas na base de dados, os trabalhos destacados trazem pontos bastante importantes, como a importância do processo de alfabetização e letramento ocorrer na perspectiva da educação bilíngue, porém destacam também a falta de formação continuada e adequada de profissionais nessa área. Embora o estudo tenha considerado trabalhos dos últimos dez anos, pouco se foi encontrado, o que torna necessário que mais estudos sejam feitos, ampliando a base de dados.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Bilíngue de Surdos;pt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramento;pt_BR
dc.subjectRevisão Sistemáticapt_BR
dc.subjectBilingual Education for Deaf Students;pt_BR
dc.subjectLiteracy and Literacy skills;pt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeLITERACY AND LITERACY FROM THE PERSPECTIVE OF BILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAF: a systematic reviewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍVIA CECÍLIA MESQUITA DA SILVA.pdfTCC de Graduação901,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.