Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8454
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): LITERACY AND LITERACY FROM THE PERSPECTIVE OF BILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAF: a systematic review
Autor(es): SILVA, Lívia Cecília Mesquita da
Palavras-chave: Educação Bilíngue de Surdos;
Alfabetização e Letramento;
Revisão Sistemática
Bilingual Education for Deaf Students;
Literacy and Literacy skills;
Systematic literature review
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso se desenvolve na área da educação bilíngue de surdos, especificamente no contexto da alfabetização e letramento. O principal objetivo da pesquisa foi investigar como o tema alfabetização e letramento na educação bilíngue de surdos é abordado em produções científicas em nível de mestrado e doutorado. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, usando o método de revisão sistemática da literatura e foi utilizada como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apesar de terem sido poucas as produções encontradas na base de dados, os trabalhos destacados trazem pontos bastante importantes, como a importância do processo de alfabetização e letramento ocorrer na perspectiva da educação bilíngue, porém destacam também a falta de formação continuada e adequada de profissionais nessa área. Embora o estudo tenha considerado trabalhos dos últimos dez anos, pouco se foi encontrado, o que torna necessário que mais estudos sejam feitos, ampliando a base de dados.
Descrição: This Course Completion Work is developed in the area of bilingual education for the deaf, specifically in the context of literacy and literacy. The main objective of the research was to investigate how the topic of literacy and literacy in bilingual education for the deaf is approached in scientific productions at master's and doctoral levels. To achieve this objective, qualitative bibliographical research was carried out, using the systematic literature review method and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) was used as a database. Although there were few productions found in the database, the highlighted works bring very important points, such as the importance of the literacy process occurring from the perspective of bilingual education, but they also highlight the lack of continued and adequate training of professionals in this field. area. Although the study considered work from the last ten years, little was found, which makes it necessary for more studies to be carried out, expanding the database.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8454
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍVIA CECÍLIA MESQUITA DA SILVA.pdfTCC de Graduação901,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.