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http://hdl.handle.net/123456789/8455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | GOMES, Caio Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T18:17:32Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T18:17:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8455 | - |
dc.description.abstract | Resumo: Observa-se nos últimos anos que a pixação tem deixado de ser exclusiva das camadas mais subalternas da sociedade e tem penetrado os meios formais da arte e do design. Os movimentos que apoiam essa prática e/ou a tem como parte integrante de suas atividades a caracterizam como uma forma de arte marginal e semanticamente rica. Com o avanço dos meios digitais e das redes de comunicação, a pixação evoluiu para um movimento cultural mais amplo, no qual muitos pixadores utilizam as redes sociais como portfólios anônimos de seus trabalhos. No campo do design, a pixação influencia os projetos tipográficos, servindo como uma forma de representar a cultura marginal das cidades nas produções gráficas. Grandes marcas têm incorporado esse estilo para demonstrar sua conexão com as camadas mais inferiorizadas da sociedade. Este trabalho buscou integrar três fatores fundamentais: a produção tipográfica, a pixação, e a evolução dos meios digitais. Propõe-se aqui um método tipográfico que combina a prática tradicional da pixação com a tecnologia de inteligência artificial generativa (IAG), através de um projeto inspirado nos escritos encontrados no Centro Histórico de São Luís, patrimônio mundial cultural tombado pela UNESCO. Ao final do estudo, obteve-se resultados promissores na construção de um alfabeto tipográfico baseado em um método experimental. O projeto destacou o aspecto humano da produção criativa, uma questão sensível no uso de tecnologias generativas.__Abstract In recent years, pixação has ceased to be exclusive to the most subaltern layers of society and has penetrated the formal means of art and design. The movements that support this practice and/or have it as an integral part of their activities characterize it as a marginal and semantically rich art form. With the advance of digital media and communication networks, pixação has evolved into a broader cultural movement, in which many pixadores use social networks as anonymous portfolios of their work. In the field of design, pixação influences typographic projects, serving as a way of representing the marginal culture of cities in graphic productions. Major brands have incorporated this style to demonstrate their connection with the most inferior layers of society. This work sought to integrate three fundamental factors: typographic production, pixação, and the evolution of digital media. It proposes a typographic method that combines the traditional practice of pixação with generative artificial intelligence (GIA) technology, through a project inspired by the writings found in the Historic Center of São Luís, a UNESCO World Heritage Site. At the end of the study, promising results were obtained in the construction of a typographic alphabet based on an experimental method. The project highlighted the human aspect of creative production, a sensitive issue in the use of generative technologies. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | pixação; | pt_BR |
dc.subject | tipografia vernacular; | pt_BR |
dc.subject | design; | pt_BR |
dc.subject | inteligência artificial generativa; | pt_BR |
dc.subject | pixação; | pt_BR |
dc.subject | vernacular typography; | pt_BR |
dc.subject | design; | pt_BR |
dc.subject | generative artificial intelligence. | pt_BR |
dc.title | Rabisco: projeto de fonte com IAG inspirada na pixação da Praça Nauro Machado | pt_BR |
dc.title.alternative | Rabisco: font project with IAG inspired by the graffiti on Praça Nauro Machado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CaioGomes.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 13,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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