Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELO, Iane Lima-
dc.date.accessioned2024-11-13T18:26:16Z-
dc.date.available2024-11-13T18:26:16Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8456-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e apresentar um projeto de identidade visual para o Quilombo Campo Grande, comunidade remanescente de quilombo localizada em Turiaçu/MA. A identidade visual é um elemento essencial para a comunicação e a promoção de qualquer organização, sendo particularmente importante para comunidades quilombolas que buscam fortalecer suas tradições culturais e expandir suas atividades econômicas. O Quilombo Campo Grande tem como um de seus meios de geração de renda a produção artesanal de bens culturais, porém a ausência de uma identidade visual foi apontada como um problema que afeta e dificulta a expansão dessa produção. Este estudo explora a relevância da identidade visual na construção de uma imagem coesa e atraente para os produtos e serviços da comunidade, destacando a importância da preservação cultural e da sustentabilidade. A pesquisa inclui levantamento bibliográfico, coleta e análise de dados obtidos por meio de entrevistas e questionários através de uma abordagem qualitativa, bem como estudos de caso de outras comunidades quilombolas afroempreendedoras, para fundamentar a criação de uma marca condizente que reflita a riqueza e a singularidade do Quilombo Campo Grande. Além disso, foram utilizadas como base projetual as etapas da metodologia de Alina Wheeler combinadas ao modelo de visualização do processo de design Diamante Duplo. Por fim, o trabalho busca enfatizar a importância de apoiar iniciativas que promovem a autonomia e o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades quilombolas.__ABSTRACT The present work aims to develop and present a visual identity project for Quilombo Campo Grande, a remaining quilombo community located in Turiaçu/MA. Visual identity is an essential element for the communication and promotion of any organization, being particularly important for quilombola communities that seek to strengthen their cultural traditions and expand their economic activities. Quilombo Campo Grande has as one of its means of generating income the artisanal production of cultural goods, however the lack of a visual identity was highlighted as a problem that affects and hinders the expansion of this production. This study explores the relevance of visual identity in building a cohesive and attractive image for the community's products and services, highlighting the importance of cultural preservation and sustainability. The research includes bibliographical research, collection and analysis of data obtained through interviews and questionnaires through a qualitative approach, as well as case studies of other Afro-entrepreneurial quilombola communities, to support the creation of a befitting brand that reflects the wealth and uniqueness of Quilombo Campo Grande. Furthermore, the steps of Alina Wheeler's methodology combined with the visualization model of the Doubble Diamond design process were used as a design basis. Finally, the work seeks to emphasize the importance of supporting initiatives that promote the autonomy and sustainable economic development of quilombola communities.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectidentidade visual;pt_BR
dc.subjectdesign gráfico;pt_BR
dc.subjectcomunidades quilombolas;pt_BR
dc.subjectafroempreendedorismo;pt_BR
dc.subjectartesanato;pt_BR
dc.subjectvalorização cultural;pt_BR
dc.subjectsustentabilidade;pt_BR
dc.subjectvisual identity;pt_BR
dc.subjectgraphic design;pt_BR
dc.subjectquilombola communities;pt_BR
dc.subjectafro-entrepreneurship;pt_BR
dc.subjectcrafts;pt_BR
dc.subjectcultural appreciation;pt_BR
dc.subjectsustainabilitypt_BR
dc.titleProjeto de Identidade Visual como estratégia de valorização e incentivo ao afroempreendedorismo da comunidade quilombola de Campo Grande – Turiaçu/MApt_BR
dc.title.alternativeVisual Identity Project as a strategy to value and encourage Afro-entrepreneurship in the quilombola community of Campo Grande – Turiaçu/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IANEMELO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.