Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPRADO, Igor Kaue Lima do-
dc.date.accessioned2024-11-13T18:44:23Z-
dc.date.available2024-11-13T18:44:23Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8457-
dc.description.abstractRESUMO: A fase inicial da infância, objeto deste estudo, representa o ápice do processo evolutivo caracterizado pela receptividade da criança à estimulação e aprendizado de habilidades sensório-motoras. Nesse cenário, o design emerge como um mediador e gerador de soluções, convergindo conhecimentos e produzindo materiais. Diante da relevância da avaliação psicomotora infantil e da necessidade de identificar o estágio de desenvolvimento, é imperativo criar instrumentos eficientes e confiáveis. Este trabalho objetivou desenvolver o projeto de um brinquedo-instrumento e seu protocolo de utilização para auxílio na avaliação da psicomotricidade da primeira infância. Para tal foram realizadas revisões assistemáticas e sistemáticas de literaturas pertinentes ao desenvolvimento psicomotor infantil, com foco especial na coordenação motora fina da mão. As informações coletadas embasaram a estruturação de um quadro resumo com os consensos científicos sobre os marcos do desenvolvimento motor fino na primeira infância; tal levantamento pode se figurar como ponto de partida para novos projetos de design de produtos infantis. Como resultado, o brinquedo instrumento, objeto de estudo deste trabalho, foi modelado em computador, fabricado via manufatura aditiva para avaliação preliminar e, por fim, remodelado para prototipação.___ABSTRACT The early childhood phase, the object of this study, represents the peak of this evolutionary process characterized by the child's receptiveness to stimulation and learning of sensorimotor skills. In this scenario, Design emerges as a mediator and generator of solutions, converging knowledge and producing materials. Given the relevance of child psychomotor assessment and the need to identify the stage of development, it is imperative to create efficient and safe instruments. This work aimed to develop the project of a toy-instrument and its usage protocol to assist in the assessment of early childhood psychomotor skills. For this purpose, unsystematic and systematic reviews of literature concerning child psychomotor development were carried out, focusing on the fine motor development of the hand. The information collected was used to structure a summary table with scientific consensus on the milestones of fine motor development in early childhood; this table can work as a starting point for new design projects for children's products. As result, the toy instrument, the object of study in this work, was modeled on a computer, printed via additive manufacturing for preliminary evaluation and, finally, remodeled for prototyping.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMA, CNPqpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdesign para educação;pt_BR
dc.subjectdesign de produto;pt_BR
dc.subjectbrinquedo educativo;pt_BR
dc.subjectcoordenação motora;pt_BR
dc.subjectmotricidade fina;pt_BR
dc.subjectdesign for education;pt_BR
dc.subjectproduct design;pt_BR
dc.subjecteducational toy;pt_BR
dc.subjectmotor coordination;pt_BR
dc.subjectfine motor skills.pt_BR
dc.titleDesign de brinquedo-instrumento para auxílio na avaliação da coordenação motora e motricidade fina infantilpt_BR
dc.title.alternativeToy-instrument design to aid in the assessment of children's motor coordination and fine motor skillspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGORPRADO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso17,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.