Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, Isaias Lincoln Barros-
dc.date.accessioned2024-11-13T18:49:48Z-
dc.date.available2024-11-13T18:49:48Z-
dc.date.issued2024-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8458-
dc.description.abstractRESUMO: Caracterizado pela tríade de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode prejudicar todos os aspectos da vida do indivíduo, caso não seja corretamente diagnosticado e tratado. No contexto escolar, diversos problemas relacionados ao transtorno se tornam mais evidentes devido à exigência de funções executivas como memória de trabalho e pensamento dedutivo e indutivo. Assim, surgem dificuldades no aprendizado para esses diagnosticados, que têm dificuldade em se manter atentos e necessitam de uma abordagem direcionada e lúdica. Com isso em mente, o presente trabalho desenvolveu designs de personagens para contribuir com material educacional em forma de animação 2D voltado para crianças diagnosticadas com TDAH, na faixa etária de três a seis anos. O projeto busca, por meio da criação de personagens, estimular de forma lúdica o desenvolvimento cognitivo dessas crianças, visando melhorias no processo de ensino por meio de ensinamentos sobre conhecimentos gerais. Foi utilizada a metodologia de design de personagens apresentada por Rossi, Gomes e Andrade (2019), aliada a técnicas e conhecimentos do design pedagógico voltado para crianças com TDAH. Dessa forma, foi possível compreender formas adequadas para a construção de personagens direcionados ao público em questão, levando em consideração a implementação de técnicas na construção de personagens simples, expressivos e cativantes, através do uso eficiente de formas, texturas e cores que atraem a atenção dos hiperativos. O desenvolvimento dos personagens foi validado por meio de um formulário, obtendo uma boa recepção por parte de um número expressivo de voluntários. Foi percebido que a expressividade é de suma importância na construção de figuras voltadas ao público infantil com TDAH, assim como a simplicidade das formas e cores que se adequem à mensagem que se deseja transmitir. Por fim, foi produzido um guia de uso dos personagens, visando a padronização em todos os materiais futuros que eventualmente possam fazer uso deles.__ABSTRACT Characterized by a triad of symptoms of inattention, hyperactivity, and impulsivity, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) can impair all aspects of an individual's life if not properly diagnosed and treated. In the school context, various problems related to the disorder become more evident due to the demand for executive functions such as working memory and deductive and inductive thinking. Thus, learning difficulties arise for those diagnosed, who struggle to stay focused and require a directed and playful approach. With this in mind, the present work developed character designs to contribute to educational material in the form of 2D animation aimed at children diagnosed with ADHD, aged three to six years. The project seeks, through the creation of characters, to playfully stimulate the cognitive development of these children, aiming for improvements in the teaching process by providing lessons on general knowledge. The character design methodology presented by Rossi, Gomes, and Andrade (2019) was used, combined with techniques and knowledge of pedagogical design for children with ADHD. This way, it was possible to understand appropriate ways to construct characters directed at the target audience, considering the implementation of techniques in creating simple, expressive, and captivating characters through the efficient use of shapes, textures, and colors that attract the attention of hyperactive children. The development of the characters was validated through a questionnaire, obtaining a positive reception from a significant number of volunteers. It was noted that expressiveness is crucial in constructing figures aimed at the child audience with ADHD, as well as the simplicity of forms and colors that fit the message intended to be conveyed. Finally, a usage guide for the characters was produced, aiming at standardization in all future materials that may eventually use them.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTDAH;pt_BR
dc.subjectludicidade;pt_BR
dc.subjectdesign de personagem;pt_BR
dc.subjectADHD;pt_BR
dc.subjectplayfulness;pt_BR
dc.subjectcharacter design.pt_BR
dc.titleO design de personagens como estímulo de crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pt_BR
dc.title.alternativeCharacter design as a stimulus for children with ADHD Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISAIASRIBEIRO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso41,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.