Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8460
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dc.contributor.authorGOMES, Julyana Bastos-
dc.date.issued2024-09-18-
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar como o design das embalagens de produtos cosméticos veganos pode influenciar na decisão de compra de consumidores não veganos, buscando compreender a percepção desses usuários em relação aos elementos visuais das embalagens dessa categoria de cosméticos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória em três etapas: 1) levantamento bibliográfico sobre os conceitos do design de embalagens, o uso de cosméticos na pandemia da COVID-19, produtos cosméticos veganos e veganismo, 2) aplicação de questionário online, e 3) levantamento e análise das embalagens de cosméticos veganos presentes em lojas físicas e online. Os resultados observados apresentaram a importância dos elementos visuais nas embalagens de produtos e, principalmente, dos cosméticos veganos, evidenciando que, a maioria dos consumidores desta pesquisa, comprou ou escolheria comprar um cosmético, especificamente, por ele indicar ser vegano, evidenciando o papel crucial dos aspectos visuais na construção das funções e do design de uma embalagem, contribuindo para comunicação e venda de um produto, além de despertar o desejo de compra. Observou-se que as cores são um forte elemento destacado pelos respondentes, seguido da tipografia, forma, além dos símbolos, selos ou outras informações indicando ser vegano. Por fim, realizou-se uma listagem de recomendações para o design de embalagens de cosméticos veganos, com base nas informações destacadas pelos consumidores não veganos, quanto à importância, localização e visibilidade dos elementos visuais, aspectos que contribuem como estímulo para a aquisição do produto, contribuindo, também, teoricamente, com informações a respeito do tema.__ABSTRACT: The present study aims to analyze how the design of vegan cosmetic product packaging can influence the purchase decisions of non-vegan consumers, seeking to understand these users’ perceptions regarding the visual elements of this category of cosmetic packaging. To achieve this, an exploratory qualitative research was conducted in three stages: 1) a literature review on packaging design concepts, the use of cosmetics during the COVID-19 pandemic, vegan cosmetic products, and veganism; 2) an online questionnaire; and 3) a survey and analysis of vegan cosmetic packaging available in physical and online stores. The results highlighted the importance of visual elements in product packaging, particularly for vegan cosmetics, showing that most consumers in this study purchased or would choose to purchase a cosmetic specifically because it indicated being vegan. This underscores the crucial role of visual aspects in the construction of packaging functions and design, contributing to the communication and sale of a product, as well as sparking the desire to purchase. It was observed that colors are a strong element highlighted by respondents, followed by typography, shape, and symbols, seals, or other information indicating the product is vegan. Finally, a list of recommendations for the design of vegan cosmetic packaging was created, based on the information highlighted by non-vegan consumers regarding the importance, location, and visibility of visual elements, aspects that contribute as stimuli for product acquisition, also theoretically contributing with information on the subject.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdesign de embalagens;pt_BR
dc.subjectelementos visuais;pt_BR
dc.subjectcosméticos veganos;pt_BR
dc.subjectconsumidores não veganos;pt_BR
dc.subjectpackaging design;pt_BR
dc.subjectvisual elements;pt_BR
dc.subjectvegan cosmetics;pt_BR
dc.subjectnon-vegan consumers.pt_BR
dc.titleA influência do design de embalagens de cosméticos veganos na decisão de compra: uma análise com consumidores não veganospt_BR
dc.title.alternativeThe influence of vegan cosmetics packaging design on purchasing decisions: an analysis with non-vegan consumerspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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