Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8468
Título: AS MÍDIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DO ENSINO DE HISTORIA: UMA ANÁLISE E RELATO HISTORICISTA DA EDUCAÇÃO.
Título(s) alternativo(s): SOCIAL MEDIA AS AN INSTRUMENT FOR TEACHING HISTORY: AN ANALYSIS AND HISTORICAL REPORT ON EDUCATION.
Autor(es): BARROS, Thiago Henrique dos Santos Nunes
Palavras-chave: Ensino de História;
Ensino- aprendizagem ;
Tecnologias;
Mídias Sociais
History Teaching;
Teaching-learning;
Technologies;
Social Media
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O tema desta pesquisa é voltado para a área da educação com o título “As mídias sociais como instrumento do ensino de História”; um tema que aborda a tecnologia digital nos dias atuais como forma de metodologia do ensino da disciplina de história na rede de ensino fundamental da cidade de Timbiras, com o intuito de fazer com que a prática seja melhor absorvida pelos estudantes no exercício da aprendizagem de forma dinâmica. No decorrer da pesquisa houve constante contribuição de visão de autores que pensam em uma educação desde os princípios até os dias de hoje, com a introdução de diversos pensamentos e tecnologias, sendo estes selecionados como referencial teórico da pesquisa. Uma das minhas propostas, realizada no trabalho como os alunos lida com essas demandas das novas formas do processo de ensino- aprendizagem. Aprender no seu dia à dia, dentro ou fora da escola, de forma que houve uma pesquisa quanti-qualitativa com aplicação de questionário com perguntas fechadas sendo o objetivo central analisar como esses instrumentos são utilizados, e a porcentagem de quem possui e aplica tecnologia como instrumento de ensino. Dessa forma, partimos para análises dos conceitos teóricos de pensadores mais antigos como FREIRE até chegar aos escritos da contemporaneidade de SIBILIA, havendo sempre essa constante observação e comparação de décadas diferentes e percebendo como as metodologias e pensamentos educacionais vêm sendo modificados junto com instrumentos de apoio para facilitar ou complicar a vida no campo educacional.
Descrição: The theme of this research is focused on the area of education with the title "Social media as an instrument of teaching History"; a theme that addresses digital technology nowadays as a form of methodology for teaching the subject of history in the elementary school network of the city of Timbiras, historical in order to make the practice better absorbed by students in the exercise of learning in a dynamic way. In the course of the research there was a constant contribution of vision from authors who think about an education from the beginning to the present day, with the introduction of various thoughts and technologies, which were selected as the theoretical reference of the research. One of my proposals, carried out in the work how students deal with these demands of the new forms of the teaching-learning process. Learning in their daily lives, inside or outside the school, so that there was quantitative-qualitative research with the application of a questionnaire with closed questions, with the main objective being to analyze how these instruments are used, and the percentage of those who have and apply technology as a teaching tool. technology instrument. In this way, we started to analyze the theoretical concepts of older thinkers such as FREIRE until we reached the writings of the contemporaneity of SIBILIA, always having this constant observation and comparison of different decades and realizing how educational methodologies and thinking have been modified along with support instruments to facilitate or complicate life in the educational field.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8468
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO HENRIQUE dos SANTOS NUNES BARROS.pdfTCC de Graduação1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.