Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8470
Título: METODOLOGIA ALTERNATIVA DE ENSINO NO PERÍODO DE PANDEMIA: ANÁLISES E PERCEPÇÕES DO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA NO MUNICIPIO DE TIMBIRAS/MA
Título(s) alternativo(s): ALTERNATIVE TEACHING METHODOLOGY DURING THE PANDEMIC PERIOD: ANALYSIS AND PERCEPTIONS OF THE USE OF TECHNOLOGY IN TEACHING HISTORY IN THE MUNICIPALITY OF TIMBIRAS/MA
Autor(es): SANTOS, Natália Medeiros dos
Palavras-chave: Ensino Remoto;
Pandemia;
Educação;
Ensino;
Desigualdade Digital
Remote Teaching;
Pandemic;
Education;
Teaching;
Digital Inequality
Data do documento: 19-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O ensino remoto adotado durante a pandemia de COVID-19 expôs e aprofundou desigualdades pré-existentes no acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), especialmente em áreas rurais e menos favorecidas. Este trabalho problematiza as dificuldades enfrentadas por alunos e professores ao adaptar-se a esse novo formato de ensino, em um contexto marcado pela desigualdade digital. O estudo examina as implicações do ensino remoto emergencial no ensino de História em Timbiras, localizada no estado do Maranhão, com o objetivo principal desta pesquisa é analisar, por meio de questionários como a pandemia e a falta de tecnologia impactaram o desempenho dos estudantes. Ademais identificar os principais desafios e oportunidades do uso das TICs, compreender o impacto dessas ferramentas na prática pedagógica, e avaliar os efeitos das mudanças no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia é qualitativa, baseada em entrevistas com professores do município e análise documental das políticas educacionais implementadas durante a pandemia. A fundamentação teórica utiliza autores Freire (1996), que explora a educação como prática da liberdade, Vygotsky (1998), que enfatiza a importância da interação social no aprendizado, e entre outros autores, que explanam sobre a TICs, e o ensino de História.
Descrição: Remote teaching adopted during the COVID-19 pandemic exposed and deepened pre- existing inequalities in access to Information and Communication Technologies (ICTs), especially in rural and less favored areas. This work problematizes the difficulties faced by students and teachers when adapting to this new teaching format, in a context marked by digital inequality. The study examines the implications of emergency remote teaching in History teaching in Timbiras, located in the state of Maranhão, the main objective of this research is to analyze, through questionnaires, how the pandemic and the lack of technology impacted student performance. Furthermore, with the aim of identifying the main challenges and opportunities in the use of ICTs, understanding the impact of these tools on pedagogical practice, and evaluating the effects changes in the teaching-learning process. The methodology is qualitative, based on interviews with teachers in the municipality and documentary analysis of educational policies implemented during the pandemic. The theoretical foundation uses authors Freire (1996), who explores education as a practice of freedom, Vygotsky (1998), who emphasizes the importance of social interaction in learning, and among other authors, who explain about ICTs, and the teaching of History.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8470
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natália Medeiros dos Santos.pdfTCC de Graduação414,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.