Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8472
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Marcos Samuel de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T14:28:15Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T14:28:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8472 | - |
dc.description | This article aims to analyze the teaching/learning of musical keyboard at the International Church of the Grace of God in Codó, based on the relationship between history and music. This instrument has a fundamental importance for teaching music in people's lives, and within this religious institution. At the International Church of the Grace of God, keyboard teaching is a priority, because it involves evangelization through music and provides opportunities for people of different ages to learn to play and serve God in the church, together with other instrumentalists and believers. The church has invested in keyboard teaching as a way of training its members for service in stimulation. In this way, the church seeks to encourage the development of these skills through keyboard lessons, which are offered to people of all ages. The diversity of students who seek to learn to play the keyboard at church is a reflection of the importance that this instrument has for congregational life. In this sense, this study objectively sought to understand the musical practice of the keyboard in the International Church of the Grace of God in the city of Codó; to understand the musical skills of the instrumentalists, seeking to observe their collaboration in the discovery of new talents; to verify how teaching/learning of musical keyboard occurs in the aforementioned church. Thus, the result of this research sought to show that music teaching contributes to the creation of a more integrated religious community. The methodology used was an oral interview with the person responsible for music in the church; the theoretical-methodological basis of this work is supported by the following authors: Andrade (1982), Almeida (1993), Avanço (2017), Bréscia et al., (2003), Napolitano (2002), Portelli (1997), Santos (2006), among others. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino/aprendizado de teclado musical na Igreja Internacional da Graça de Deus em Codó tendo como base para a construção desse texto a relação da história com a música. Esse instrumento tem uma importância fundamental para o ensino de música na vida das pessoas, e dentro dessa instituição religiosa. Na Igreja Internacional da Graça de Deus, o ensino de teclado é uma prioridade, porque envolve a evangelização por meio da música e proporciona oportunidades para pessoas de diferentes idades aprenderem a tocar e servirem a Deus na igreja, junto com outros instrumentistas e fieis. A igreja tem investido no ensino de teclado como forma de capacitar seus membros para o serviço na estimulação. Dessa forma, a igreja busca incentivar ao desenvolvimento dessas habilidades por meio de aulas de teclado, que são oferecidas para pessoas de todas as idades. A diversidade de discentes que buscam aprender a tocar teclado na igreja é um reflexo da importância que esse instrumento possui para a vida congregacional. Nesse sentido, objetivamente esse estudo procurou conhecer a prática musical do teclado na Igreja Internacional da Graça de Deus no município de Codó; compreender as habilidades musicais dos instrumentistas, buscando observar a colaboração deles para a descoberta de novos talentos; verificar de que forma ocorre ensino/aprendizado de teclado musical na referida igreja. Dessa forma, o resultado dessa pesquisa buscou mostrar que ensino de música contribui para a criação de uma comunidade religiosa mais integrada. A metodologia utilizada foi a entrevista oral com o responsável pela música na igreja, o embasamento teórico-metodológico desse trabalho se ampara nos seguintes autores: Andrade (1982), Almeida (1993), Avanço (2017), Bréscia et al., (2003), Napolitano (2002), Portelli (1997), Santos (2006), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Música; | pt_BR |
dc.subject | História; | pt_BR |
dc.subject | Teclado; | pt_BR |
dc.subject | Igreja | pt_BR |
dc.subject | Music; | pt_BR |
dc.subject | History; | pt_BR |
dc.subject | Keyboard; | pt_BR |
dc.subject | Church | pt_BR |
dc.title | HISTÓRIA E MÚSICA: O ENSINO/APRENDIZADO DE TECLADO NA IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS EM CODÓ - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | HISTORY AND MUSIC: KEYBOARD TEACHING/LEARNING AT THE INTERNATIONAL CHURCH OF GOD'S GRACE IN CODÓ - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos Samuel de Oliveira Sousa.pdf | TCC de Graduação | 379,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.