Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8473
Título: | A importância do uso das novas metodologias de ensino nas aulas de história: o uso de técnicas e métodos como tentativa de inovação pedagógica nas escolas de ensino básico em Timbiras-MA |
Título(s) alternativo(s): | The importance of using new teaching methodologies in history classes: the use of techniques and methods as an attempt at pedagogical innovation in elementary schools in Timbiras-MA |
Autor(es): | BRITO, Vivianne Beatriz Nunes |
Palavras-chave: | Metodologias Ativas; Inovação Pedagógica; Educação Active Methodologies; Pedagogical Innovation; Education |
Data do documento: | 17-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O uso de novas metodologias para aplicação em sala de aula tem sido usado de forma integrada ao ensino de História para enriquecer o conteúdo e envolver os alunos de maneira mais dinâmica e significativa, que pode ser utilizada para contextualizar e ilustrar eventos históricos, tornando o aprendizado mais concreto e interessante para os alunos. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar o uso e os benefícios dessas metodologias como ferramenta pedagógica para o ensino de História em escolas do município de Timbiras, MA. A pesquisa revelou que os professores utilizam diversas metodologias, incluindo recursos visuais, música e paródias, entre outras, para tornar as aulas de História mais dinâmicas. No entanto, parte dos alunos expressaram preferência por aulas mais interativas e inovadoras, destacando a necessidade de explorar métodos mais criativos. |
Descrição: | The use of new methodologies for application in the classroom has been used in an integrated way with History teaching to enrich the content and involve students in a more dynamic and meaningful way, which can be used to contextualize and illustrate historical events, making learning more concrete and interesting for students. Thus, the objective of this study was to identify the use and benefits of these methodologies, including music as a pedagogical tool for teaching History in schools in the city of Timbiras, MA, and to understand the relationship between historical facts through the music used in classes. Of history. The research revealed that teachers use different methodologies, including visual resources, music and parodies, to make History classes more dynamic. However, some students expressed a preference for more interactive and innovative classes, highlighting the need to explore more creative methods. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8473 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vivianne Beatriz Nunes Brito.pdf | TCC de Graduação | 350,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.