Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8480
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL MATRICULADOS EM ESCOLAS MILITARES DA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA
Título(s) alternativo(s): INCLUSIVE PHYSICAL EDUCATION FOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT ENROLLED IN MILITARY SCHOOLS IN THE CITY ​​OF SÃO LUÍS - MA
Autor(es): SILVA, Sandro Claudio Sales
Palavras-chave: Inclusão;
Alunos;
Deficiência Visual;
Educação Física
Inclusion;
Students;
Visual Impairment;
Physical education
Data do documento: 25-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: Estudo da Educação Física e o processo de inclusão de alunos com deficiência visual matriculados em escolas militares da cidade de São Luís do Maranhão. O estudo teve por objetivo geral caracterizar o ensino da Educação Física para alunos com deficiência visual matriculados em escolas militares da cidade de São Luís. A metodologia envolveu uma pesquisa dentro da abordagem qualitativa, com delineamento descritivo do estudo de caso, feito em escolas militares da cidade de São Luís que possuíam alunos com deficiência visual matriculados. Como instrumento de pesquisa aplicou-se um questionário semiestruturado aos professores de Educação Física. Os resultados apontaram que 50% das escolas inseridas na pesquisa não possuem ambientes e ou materiais adaptados, bem como adaptações arquitetônicas que facilitem o acesso do aluno com deficiência visual. Quanto a participação dos alunos com deficiência visual nas aulas, todos os professores afirmam que não há necessidade de uso de estratégias específicas para a participação do aluno. Em se tratando dos enfrentamentos diários das aulas, os professores informaram não ter tido dificuldades em ministrar aulas de Educação Física para alunos com deficiência visual. Conclui-se que as aulas de Educação Física para alunos com deficiência visual nas escolas militares ainda precisam avançar nas reflexões pedagógicas que favoreçam o processo inclusivo e nas possibilidades didáticas capazes de oferecer um ensino com equidade para todos os alunos.
Descrição: Study of Physical Education and the process of inclusion of visually impaired students enrolled in military schools in the city of São Luís do Maranhão. The general objective of this study was to characterize the teaching of Physical Education to visually impaired students enrolled in military schools in the city of São Luís. The methodology involved a research within the qualitative approach, with a descriptive design of the case study, carried out in military schools in the city of São Luís that had students with visual impairment enrolled. As a research instrument, a semi structured questionnaire was applied to Physical Education teachers. The results showed that 50% of the schools included in the survey do not have adapted environments and/or materials, as well as architectural adaptations that facilitate access for visually impaired students. Regarding the participation of visually impaired students in classes, all teachers affirm that there is no need to use specific strategies for student participation. Regarding the daily confrontations of the classes, the teachers reported that they had no difficulties in teaching Physical Education classes to students with visual impairment. It is concluded that Physical Education classes for visually impaired students in military schools still need to advance in pedagogical reflections that favor the inclusive process and in didactic possibilities capable of offering teaching with equity for all students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8480
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRO_CLAUDIO_SALES_SILVA.pdfTCC de Graduação453,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.