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Título: O Folclore como Componente Curricular para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Folklore as a Curricular Component for Teaching Sociology in High School
Autor(es): MASCARENHAS, Tanandra Silva
Palavras-chave: Folclore;
Cultura;
Riquezas Folclóricas;
Sociologia;
Ensino Médio
Folklore;
Culture;
Folkloric Riches;
Sociology;
High School
Data do documento: 11-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O folclore é conjunto de crenças, mitos, histórias populares, lendas e costumes, que integram a cultura popular e são transmitidas de geração em geração. O presente artigo tem por objetivo analisar o uso do folclore como ferramenta pedagógica para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa dividida em duas partes: na primeira, fizemos a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo-exploratório, qualitativa, que vincula a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, dissertações, monografias e um estudo de caso. Em um segundo momento, realizamos a pesquisa de campo: um estudo de caso na escola Estadual Deborah Correia Lima (anexo do povoado Coqueiro) sobre aplicabilidade do folclore enquanto conteúdo possível de ser abordado no componente curricular de sociologia no Ensino Médio Abordamos o conceito de folclore e sua diversidade, destacando as características, possibilidades e desafios do ensino do folclore no Ensino Médio. Diferentemente do que se entende por cultura, o folclore é mais específico, como afirma Florestan Fernandes (2013) um campo de estudo que carece de categorização porque mexe com objetos de estudo que a ciência não consegue provar e quando a ciência não consegue provar, ela mesma faz questão de colocar isso em dúvida, com perguntas como: mas será que isso pode ser confiável? Isso merece estudo? Assim, aquilo que a ciência não consegue comprovar, ela exclui, como as lendas, por exemplo, muito fortes e presentes na tradição oral do folclore brasileiro. Utilizaremos como referencial teórico autores como Mário de Andrade (2019), Câmara Cascudo (1979, 2006, 2008, 2012a, 2012b), Roberto Da Matta e Edison Carneiro (2008) para dialogar com as reflexões do sociólogo Florestan Fernandes sobre o folclore. Como resultados, temos que diversos conteúdos como a origem do folclore e suas riquezas, tanto na culinária, nas danças, nas festas populares, no artesanato, nos mitos, nas lendas, nos contos populares e nos ditos populares de diversos Estados podem ser elementos constitutivos de alguns conteúdos da sociologia.
Descrição: Folklore is a set of beliefs, myths, popular stories, legends and customs that are part of popular culture and are passed down from generation to generation. This article aims to analyze the use of folklore as a pedagogical tool for teaching Sociology in High School. Methodologically, this is a research divided into two parts: in the first, we conducted bibliographic research, of a descriptive-exploratory, qualitative nature, which links the reading, analysis and interpretation of books, periodicals, dissertations, monographs and a case study. In a second moment, we conducted field research: a case study at the Deborah Correia Lima State School (annex of the Coqueiro village) on the applicability of folklore as a content that can be addressed in the sociology curricular component in High School. We addressed the concept of folklore and its diversity, highlighting the characteristics, possibilities and challenges of teaching folklore in High School. Unlike what is understood as culture, folklore is more specific, as Florestan Fernandes (2013) states: a field of study that lacks categorization because it deals with objects of study that science cannot prove, and when science cannot prove it, it itself makes a point of questioning it, with questions such as: but can this be reliable? Does this deserve study? Thus, what science cannot prove, it excludes, such as legends, for example, very strong and present in the oral tradition of Brazilian folklore. We will use as a theoretical reference authors such as Mário de Andrade (2019), Câmara Cascudo (1979, 2006, 2008, 2012a, 2012b), Roberto Da Matta and Edison Carneiro (2008) to dialogue with the reflections of sociologist Florestan Fernandes on folklore. As a result, we have that various contents such as the origin of folklore and its riches, both in cuisine, dances, popular festivals, crafts, myths, legends, folk tales and popular sayings from different States can be constitutive elements of some sociology contents.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8483
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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