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http://hdl.handle.net/123456789/8487
Título: | A Dimensão Terapêutica da Educação na Inclusão de Crianças com TEA |
Título(s) alternativo(s): | The Therapeutic Dimension of Education in the Inclusion of Children with TEA |
Autor(es): | GARCIA, Edson Vinícius Lima |
Palavras-chave: | Autismo; Inclusão Escolar; Educação Terapêutica; Psicanálise Autism; Therapeutic Education; Toddlers; Psychoanalysis |
Data do documento: | 21-Dez-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O trabalho em questão interroga sobre a dimensão terapêutica da educação no processo de inclusão de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realizou- se uma pesquisa teórica em Psicanálise, remontando à bibliografia própria do campo psicanalítico encaminhar a questão norteadora. Percorremos dados estatísticos para discutir o aumento vertiginoso de casos de TEA e sua relação com o apagamento de outros transtornos do desenvolvimento. Foram apresentadas as legislações que asseguram a escolarização de crianças com TEA, bem como os direitos de crianças e adolescentes. Concluiu-se que a inclusão não é efetivada apenas pela presença da criança com TEA na escola, é necessário considerar a singularidade de cada um. Com isso, a escolarização é atravessada por uma dimensão terapêutica que pode deslocar o autista de seus impasses com o laço social. Por fim, identificou-se que o encontro com o pequeno semelhante pode auxiliar o autista a bricolar encontros possíveis com a alteridade. |
Descrição: | The present work questions the therapeutic dimension of education in the process of inclusion of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). A theoretical research in Psychoanalysis was carried out, going back to the bibliography of the psychoanalytic field to forward the guiding question. Statistical data were used to discuss the sharp increase in cases of ASD and its relationship with the erasure of other developmental disorders. The laws that ensure the schooling of children with ASD were presented, as well as the rights of children and adolescents. It was concluded that inclusion is not effected only by the presence of the child with ASD at school, it is necessary to consider the uniqueness of each one. With this, schooling is crossed by a therapeutic dimension that can displace the autistic from their impasses with the social bond. Finally, it was identified that the encounter with the similar little one can help the autistic to DIY possible encounters with alterity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8487 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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