Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8490
Título: Trabalho Materno e Negritude: Estratégias de maternagem de mães de meninos negros diante do racismo estrutural
Título(s) alternativo(s): Maternal Work and Blackness: Mothering Strategies of Mothers of Black Boys in the Face of Structural Racism
Autor(es): RIBEIRO, Larah Bogea
Palavras-chave: Racismo;
Maternagem;
Estratégias;
Família;
Antirracismo
Racism;
Motherhood;
Strategies;
Family;
Anti-racism
Data do documento: 21-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: O racismo pode assumir várias formas: pode estar presente nas escolas, nos hospitais, no sistema de justiça e na política. Suas ramificações afetam não só o âmbito social, mas o familiar, de modo que famílias negras precisam lidar com uma discriminação capaz de afetar seus filhos desde cedo. Dito isso, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de maternagem de mães de meninos negros diante do racismo estrutural. Para a realização deste trabalho apresento uma contextualização histórica dos efeitos do racismo estrutural na infância, juventude, família e maternagem de pessoas negras no Brasil. Apresento também as noções de sentido que mulheres mães negras de meninos/jovens negros atribuem à maternagem e ao racismo. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco mulheres mães (negras) de meninos/jovens (negros) entre 11 e 19 anos de idade e teve como base os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural de Lev Vygotsky. Nosso intuito era compreender a experiência de maternagem dessas mulheres mães e discutir sobre suas estratégias de educação familiar antirracista. A partir das análises feitas, foi constatado que as participantes têm como estratégias para lidar com o racismo sofrido pelos filhos: o desenvolvimento da empatia; valorização de sua identidade enquanto negros através do aprendizado sobre sua história e ancestralidade; inserção em movimentos sociais antirracistas. Também destacam a importância do apoio familiar diante de situações de discriminação, em que apontam que a melhor forma de proteção é aquela fundamentada na consciência e reconhecimento do problema, e não no silêncio.
Descrição: Racism can take many forms: it can present itself in schools, hospitals, justice systems and in politics. Its repercussions affect not only the social sphere, but family life, in a way in which black families need to deal with a sort of discrimination capable of affecting their children from an early age. Having said that, this study aims to analyze maternal strategies of mothers of black boys in the face of structural racism. For this research, I present a historical contextualization of the effects of structural racism on childhood, youth, family and motherhood of black people in Brazil. I also present notions of meaning given by black women and mothers of black boys regarding motherhood and racism. Field research was conducted through semi-structured interviews with five (black) women mothers of (black) boys/young men between the ages of 11 and 19 years old, and was based on the theory and methodological assumptions of Lev Vygotsky‟s cultural historical psychology. Our aim was to understand how these women mothers experienced motherhood and to discuss about their strategies concerning and anti-racist family education. Analyses demonstrated that the participants have strategies to deal with racism suffered by their children, such as: development of empathy; teaching them to value their identity as black people through the learning of their history and ancestry; insertion in anti-racist social movements. They also highlight the importance of familial support when faced with discrimination, pointing out that the best form of protection is the one based on awareness and recognition of the problem, not on silence.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8490
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARAH BOGEA RIBEIRO.pdfTCC de Graduação1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.