Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCASTRO, Maria Luiza de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-19T13:19:58Z-
dc.date.available2024-11-19T13:19:58Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8491-
dc.descriptionThe present work seeks to analyze the perception of graduates about the process of choosing a Technical Course Integrated to High School. The investigation is of a descriptive nature, the qualitative method to interpret the questions raised, working with the universe of meanings, aspirations and motivations addressed in the studied phenomenon, which is the Professional Choice. This is a field study, developed from interviews carried out in a virtual environment, in the form of an electronic questionnaire. The research was carried out with 44 graduates of the Federal Institute of Maranhão from the campuses of the Metropolitan Region of São Luís, aged 18 and over and who completed Integrated High School in the last five years (2017-2021). The Electronic Questionnaire, prepared by the researcher and made available on the Google Forms platform, was used as an instrument for data collection. The closed questions were analyzed using descriptive statistics and the open questions were analyzed using the Content Analysis technique, where the registration units were categorized, being analyzed and divided into four thematic categories: Choice Process; Influencing Factors; Maturity for Choice; Repercussions for Professional Life. It was found that the professional choices of these adolescents were greatly influenced by family, teachers and socioeconomic factors, in addition to significantly impacting their future choices. In addition, we attest that many individuals go through this moment of choice without acquiring or elaborating their professional maturity, resulting in troubled processes of choice in the future, with the return of unresolved or elaborated vocational crises.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a percepção de egressos sobre o processo de escolha de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. A investigação é de natureza descritiva, o método qualitativo para interpretar as questões levantadas, trabalhando com o universo de significados, aspirações e motivações abordados no fenômeno estudado, que é a Escolha Profissional. Trata-se de estudo de campo, desenvolvido a partir de entrevistas realizadas em ambiente virtual, em formato de questionário eletrônico. A pesquisa foi desenvolvida com 44 egressos do Instituto Federal do Maranhão dos campi da Região Metropolitana de São Luís, com idade a partir dos 18 anos e que concluíram o Ensino Médio Integrado nos últimos cincos anos (2017-2021). Utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados o Questionário Eletrônico, elaborado pela pesquisadora e disponibilizado pela plataforma Formulários Google. As questões fechadas foram analisadas por meio de estatísticas descritivas e as perguntas abertas foram analisadas utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo, onde foram categorizadas as unidades de registro, sendo analisadas e divididas em quatro categorias temáticas: Processo de Escolha; Fatores de Influência; Maturidade para a Escolha; Repercussão para a Vida Profissional. Constatou-se que as escolhas profissionais desses adolescentes tiveram grande influência da família, dos professores e dos fatores socioeconômicos, além de impactarem significativamente em suas escolhas futuras. Além disso, atestamos que muitos indivíduos perpassam por esse momento de escolha sem adquirir ou elaborar a sua maturidade profissional, acarretando em processos conturbados de escolha futuramente, com o retorno de crises vocacionais não resolvidas ou elaboradas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEscolha Profissional;pt_BR
dc.subjectOrientação Profissional;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica;pt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médio;pt_BR
dc.subjectMaturidade Profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Choice;pt_BR
dc.subjectProfessional Orientation;pt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Education;pt_BR
dc.subjectNew High School;pt_BR
dc.subjectProfessional Maturitypt_BR
dc.titleA ESCOLHA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA: percepções de egressos do Ensino Médio Técnico Integradopt_BR
dc.title.alternativePROFESSIONAL CHOICE IN ADOLESCENCE: perceptions of graduates from Integrated Technical High Schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUIZA DE OLIVEIRA CASTRO.pdfTCC de Graduação655,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.