Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBEZERRA, Miryan Lacerda-
dc.date.accessioned2024-11-19T13:32:20Z-
dc.date.available2024-11-19T13:32:20Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8493-
dc.descriptionAt the beginning of Elementary School, considering the development of childhood, play is an important recourse and a mean of child’s humanization, forger element of individuality and sociability. The present study aims to comprehend the Brazilian research’s scenery about the play in the first years of Elementary School – 1st to 5th grades – between 2006 and 2021. It was sought to outline the state-of-the-art on the thematic, based on searchings at the platforms Pepsic and Scielo. At last, we selected nine articles, analyzed by five main topics: cognitive and sociocultural development; the content of plays; Elementary School demands; subjectivation: ideals, control and adult supervision; and formation of teachers and new teaching models. In conclusion, the play, besides being a constitutional right and recognized as essential for the infant development, it’s found stuck in a dichotomic relation, where teaching struggles to connect with ludicity.pt_BR
dc.description.abstractNo início do ensino fundamental, considerando-se a fase da infância, o brincar é um importante recurso e forma de humanização da criança, elemento forjador da individualidade e sociabilidade. Nesta tela, o presente estudo tem como objetivo compreender o panorama de artigos brasileiros sobre o brincar nos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - no recorte temporal de 2006 a 2021. Buscou-se delinear o estado da arte sobre a temática, a partir de levantamento nas plataformas Pepsic e Scielo. Selecionou-se nove artigos, analisados via cinco eixos principais: desenvolvimento cognitivo e sociocultural; conteúdos do brincar; exigências do ensino fundamental; subjetivação: normas, controle e supervisão adulta; e formação de professoras e novos modelos de ensino. Concluiu-se que o brincar, apesar de ser direito constitucional e reconhecido enquanto essencial para o desenvolvimento infantil, encontra-se na prática preso em uma relação dicotômica, onde o ensino, com dificuldade se entrelaça ao lúdico.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPsicologia Educacional;pt_BR
dc.subjectbrincar;pt_BR
dc.subjectlúdico;pt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducational Psychology;pt_BR
dc.subjectplay;pt_BR
dc.subjectludic;pt_BR
dc.subjectelementary schoolpt_BR
dc.titleO Brincar Simbólico no Ensino Fundamental: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeSymbolic Play in Elementary Education: a literature reviewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeTrabalho sob sigilo. Motivo: Para preservar a confidencialidade dos dados e os direitos autorais do conteúdo, cedidos à revista. Data Provável de Liberação: a depender da publicação na revista.pt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRYAN LACERDA BEZERRA.pdfTCC de Graduação160 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.