Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8493
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BEZERRA, Miryan Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T13:32:20Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T13:32:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8493 | - |
dc.description | At the beginning of Elementary School, considering the development of childhood, play is an important recourse and a mean of child’s humanization, forger element of individuality and sociability. The present study aims to comprehend the Brazilian research’s scenery about the play in the first years of Elementary School – 1st to 5th grades – between 2006 and 2021. It was sought to outline the state-of-the-art on the thematic, based on searchings at the platforms Pepsic and Scielo. At last, we selected nine articles, analyzed by five main topics: cognitive and sociocultural development; the content of plays; Elementary School demands; subjectivation: ideals, control and adult supervision; and formation of teachers and new teaching models. In conclusion, the play, besides being a constitutional right and recognized as essential for the infant development, it’s found stuck in a dichotomic relation, where teaching struggles to connect with ludicity. | pt_BR |
dc.description.abstract | No início do ensino fundamental, considerando-se a fase da infância, o brincar é um importante recurso e forma de humanização da criança, elemento forjador da individualidade e sociabilidade. Nesta tela, o presente estudo tem como objetivo compreender o panorama de artigos brasileiros sobre o brincar nos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - no recorte temporal de 2006 a 2021. Buscou-se delinear o estado da arte sobre a temática, a partir de levantamento nas plataformas Pepsic e Scielo. Selecionou-se nove artigos, analisados via cinco eixos principais: desenvolvimento cognitivo e sociocultural; conteúdos do brincar; exigências do ensino fundamental; subjetivação: normas, controle e supervisão adulta; e formação de professoras e novos modelos de ensino. Concluiu-se que o brincar, apesar de ser direito constitucional e reconhecido enquanto essencial para o desenvolvimento infantil, encontra-se na prática preso em uma relação dicotômica, onde o ensino, com dificuldade se entrelaça ao lúdico. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Educacional; | pt_BR |
dc.subject | brincar; | pt_BR |
dc.subject | lúdico; | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educational Psychology; | pt_BR |
dc.subject | play; | pt_BR |
dc.subject | ludic; | pt_BR |
dc.subject | elementary school | pt_BR |
dc.title | O Brincar Simbólico no Ensino Fundamental: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Symbolic Play in Elementary Education: a literature review | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.type | Trabalho sob sigilo. Motivo: Para preservar a confidencialidade dos dados e os direitos autorais do conteúdo, cedidos à revista. Data Provável de Liberação: a depender da publicação na revista. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIRYAN LACERDA BEZERRA.pdf | TCC de Graduação | 160 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.