Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8493
Título: | O Brincar Simbólico no Ensino Fundamental: uma revisão de literatura |
Título(s) alternativo(s): | Symbolic Play in Elementary Education: a literature review |
Autor(es): | BEZERRA, Miryan Lacerda |
Palavras-chave: | Psicologia Educacional; brincar; lúdico; ensino fundamental Educational Psychology; play; ludic; elementary school |
Data do documento: | 19-Dez-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | No início do ensino fundamental, considerando-se a fase da infância, o brincar é um importante recurso e forma de humanização da criança, elemento forjador da individualidade e sociabilidade. Nesta tela, o presente estudo tem como objetivo compreender o panorama de artigos brasileiros sobre o brincar nos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - no recorte temporal de 2006 a 2021. Buscou-se delinear o estado da arte sobre a temática, a partir de levantamento nas plataformas Pepsic e Scielo. Selecionou-se nove artigos, analisados via cinco eixos principais: desenvolvimento cognitivo e sociocultural; conteúdos do brincar; exigências do ensino fundamental; subjetivação: normas, controle e supervisão adulta; e formação de professoras e novos modelos de ensino. Concluiu-se que o brincar, apesar de ser direito constitucional e reconhecido enquanto essencial para o desenvolvimento infantil, encontra-se na prática preso em uma relação dicotômica, onde o ensino, com dificuldade se entrelaça ao lúdico. |
Descrição: | At the beginning of Elementary School, considering the development of childhood, play is an important recourse and a mean of child’s humanization, forger element of individuality and sociability. The present study aims to comprehend the Brazilian research’s scenery about the play in the first years of Elementary School – 1st to 5th grades – between 2006 and 2021. It was sought to outline the state-of-the-art on the thematic, based on searchings at the platforms Pepsic and Scielo. At last, we selected nine articles, analyzed by five main topics: cognitive and sociocultural development; the content of plays; Elementary School demands; subjectivation: ideals, control and adult supervision; and formation of teachers and new teaching models. In conclusion, the play, besides being a constitutional right and recognized as essential for the infant development, it’s found stuck in a dichotomic relation, where teaching struggles to connect with ludicity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8493 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIRYAN LACERDA BEZERRA.pdf | TCC de Graduação | 160 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.