Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8493
Título: O Brincar Simbólico no Ensino Fundamental: uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Symbolic Play in Elementary Education: a literature review
Autor(es): BEZERRA, Miryan Lacerda
Palavras-chave: Psicologia Educacional;
brincar;
lúdico;
ensino fundamental
Educational Psychology;
play;
ludic;
elementary school
Data do documento: 19-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: No início do ensino fundamental, considerando-se a fase da infância, o brincar é um importante recurso e forma de humanização da criança, elemento forjador da individualidade e sociabilidade. Nesta tela, o presente estudo tem como objetivo compreender o panorama de artigos brasileiros sobre o brincar nos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - no recorte temporal de 2006 a 2021. Buscou-se delinear o estado da arte sobre a temática, a partir de levantamento nas plataformas Pepsic e Scielo. Selecionou-se nove artigos, analisados via cinco eixos principais: desenvolvimento cognitivo e sociocultural; conteúdos do brincar; exigências do ensino fundamental; subjetivação: normas, controle e supervisão adulta; e formação de professoras e novos modelos de ensino. Concluiu-se que o brincar, apesar de ser direito constitucional e reconhecido enquanto essencial para o desenvolvimento infantil, encontra-se na prática preso em uma relação dicotômica, onde o ensino, com dificuldade se entrelaça ao lúdico.
Descrição: At the beginning of Elementary School, considering the development of childhood, play is an important recourse and a mean of child’s humanization, forger element of individuality and sociability. The present study aims to comprehend the Brazilian research’s scenery about the play in the first years of Elementary School – 1st to 5th grades – between 2006 and 2021. It was sought to outline the state-of-the-art on the thematic, based on searchings at the platforms Pepsic and Scielo. At last, we selected nine articles, analyzed by five main topics: cognitive and sociocultural development; the content of plays; Elementary School demands; subjectivation: ideals, control and adult supervision; and formation of teachers and new teaching models. In conclusion, the play, besides being a constitutional right and recognized as essential for the infant development, it’s found stuck in a dichotomic relation, where teaching struggles to connect with ludicity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8493
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRYAN LACERDA BEZERRA.pdfTCC de Graduação160 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.