Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8496
Título: Os impactos da rotina acadêmica na saúde mental dos universitários
Título(s) alternativo(s): The impacts of academic routine on the mental health of university students
Autor(es): NASCIMENTO, Ronaldo Fellipe Oliveira do
Palavras-chave: Saúde mental;
Rotina acadêmica;
Ensino Remoto
Mental health;
Academic routine;
Remote Learning
Data do documento: 20-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: Com base no estudo desenvolvido por uma Liga Acadêmica, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de estudantes do curso de Psicologia acerca da influência da rotina acadêmica na saúde mental, considerando o ensino remoto. Trata-se de um estudo descritivo- exploratório, sendo analisadas as respostas de 25 participantes por meio da análise de conteúdo de Bardin. Desse modo, constatou-se que os estudantes percebem a influência da rotina acadêmica na saúde mental, destacando-se a sobrecarga de atividades curriculares e extracurriculares. Além disso, os estudantes também relataram dificuldade de acompanhar as aulas devido às condições ambientais, bem como, a desmotivação para os estudos. Para lidar com os desafios da rotina acadêmica, alguns estudantes elencaram ações que interferem diretamente nos aspectos que trazem sofrimento psíquico. Contudo, outra parte dos pesquisados não consegue agir sobre os fatores que causam sofrimento psíquico.
Descrição: Based on the study developed by an Academic League, this work aims to analyze the perception of students of the Psychology course about the influence of the academic routine on mental health, considering remote teaching. This is a descriptive-exploratory study, analyzing the responses of 25 participants using Bardin's content analysis. Thus, it was found that students perceive the influence of academic routine on mental health, highlighting the overload of curricular and extracurricular activities. In addition, students also reported difficulty in following classes due to environmental conditions, as well as lack of motivation to study. To deal with the challenges of the academic routine, some students listed actions that directly interfere with the aspects that bring psychological distress. However, another part of those surveyed cannot act on the factors that cause psychological distress.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8496
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONALDO FELLIPE OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdfTCC de Graduação281,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.