Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8498
Título: | O ensino de Língua Portuguesa: Desafios e avanços das práticas docentes na escola CE Dr Henrique Couto |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Portuguese Language: Challenges and advances in teaching practices in CE school Dr Henrique Couto |
Autor(es): | DIAS, Amanda da Silva |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Portuguesa; Pandemia; Ensino Remoto Portuguese Language Teaching; COVID-19 pandemic; Remote Learning |
Data do documento: | 2-Ago-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho pretende, como objetivo geral, discutir os reflexos causados pela pandemia no ensino de língua portuguesa. De modo específico, objetivamos, primeiramente, anali- sar as mudanças causadas no ensino de Língua Portuguesa; discutir as principais dificul- dades que os professores tiveram durante a pandemia e no seu retorno às aulas presenci- ais; compreender as percepções das docentes quanto ao ensino da língua portuguesa du- rante o período pandêmico. Os principais fatores para o interesse dessa pesquisa foram as indagações que surgiram das experiências vividas no estágio durante a pandemia, que despertaram as problematizações pedagógicas sobre as metodologias usadas pelas pro- fessoras. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um formulário construí- do na plataforma do Google Forms, aplicado para os docentes de língua portuguesa de uma escola da rede pública estadual da cidade de São Bernardo. Como apoio teórico, buscamos dialogar com Araújo (2023), Facco (2023), Martins (2021), Moreira (2020), Pratta (2007), Valente (2014) e dentre outros; pesquisadores que contribuíram para apoi- ar as discussões trazidas neste trabalho. Os dados apontam a dificuldade na execução das ações pedagógicas no período da pandemia, assim como defasagem no processo de aprendizagem dos alunos no retorno às aulas. |
Descrição: | This work intends, as a general objective, to discuss the effects caused by the pandemic in Portuguese language teaching. Specifically, we aim, first, to analyze the changes caused in the teaching of the Portuguese language; discuss the main difficulties that teachers had during the pandemic and their return to face-to-face classes; to understand the perceptions of teachers regarding the teaching of the Portuguese language during the pandemic period. The main factors for the interest of this research were the questions that arose from the experiences lived in the internship during the pandemic, which aroused the pedagogical problematizations about the methodologies used by the teachers. In this sense, we developed an exploratory and bibliographic qualitative research. The instrument used for data collection was a form built on the Google Forms platform, applied to Portuguese language teachers at a state public school in the city of São Bernardo. As a theoretical support, we seek to dialogue with Araújo (2023), Facco (2023), Martins (2021), Moreira (2020), Pratta (2007), Valente (2014) and among others; researchers who contributed to support the discussions brought in this work. The data point to the difficulty in carrying out pedagogical actions during the pandemic period, as well as a delay in the students' learning process when returning to school. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8498 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMANDA DA SILVA DIAS.pdf | TCC de Graduação | 608,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.