Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8499
Título: A Literatura Infantil na Formação de Sujeitos Leitores: O seu uso na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Children's Literature in the Formation of Readers: Its Use in Basic Education
Autor(es): NASCIMENTO, Maria dos Milagres de Jesus do
Palavras-chave: Leitor;
Formação;
Literatura Infantil
Reader;
Training;
Children's literature
Data do documento: 4-Ago-2023
Editor: UFMA
Resumo: A literatura tem grande importância para a formação de qualquer ser humano dentro de dada sociedade, de tal modo, ela nos traz novas dimensões da experiência humana, aprofunda questões morais, éticas e existenciais do ser humano, nos faz perceber outras culturas/tempos que não os nossos, e outros tipos sociais que nos são diferentes. Dessa forma, apresentamos a seguinte problemática: Como o professor da área de Língua Portuguesa pode trabalhar a literatura? Este estudo tem por objetivo analisar o estímulo para a prática de leitura de livros literários nos anos escolares iniciais, com o intuito de contribuir na formação de leitores na Educação Infantil criando discussões teóricas a partir de autores da área: Cosson(2012); Frantz (1998); Vygotsky(1930); Abramovich(1997); Nelly Coelho(2000); Zilberman (1998). Entre outros que fazem diversas discussões e reflexões acerca dessa temática, e a pesquisa qualitativa,fazendo um levantamento das análises através do questionário que foi aplicado A partir da análise de dados pode-se perceber a importância de trabalhar a literatura desde os anos iniciais. Enfim, por meio do estudo realizado e do questionário aplicado então, compreende-se que a literatura tem um poder transformador na vida de qualquer aluno, ou seja, através dela podemos nos posicionar criticamente, e assim trazer reflexões da nossa vida em sociedade.
Descrição: Literature is of great importance for the development of any human being within a given society. In this way, it brings us new dimensions of human experience, deepens moral, ethical and existential questions of human beings, makes us perceive other cultures/times than our own, and other social types that are different from us. Thus, we present the following problem: How can a Portuguese Language teacher work with literature? This study aims to analyze the stimulus for the practice of reading literary books in the initial school years, with the aim of contributing to the development of readers in Early Childhood Education by creating theoretical discussions based on authors in the area: Cosson (2012); Frantz (1998); Vygotsky (1930); Abramovich (1997); Nelly Coelho (2000); Zilberman (1998). Among others, there are several discussions and reflections on this topic, and qualitative research, which surveys the analyses using a questionnaire that was applied. From the data analysis, one can see the importance of working with literature from the early years. Finally, through the study carried out and the questionnaire applied, it is understood that literature has a transformative power in the life of any student, that is, through it we can position ourselves critically, and thus bring reflections about our life in society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8499
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DOS MILAGRES DE JESUS DO NASCIMENTO.pdfTCC de Graduação349,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.