Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNEVES, Sandynaria dos Santos-
dc.date.accessioned2024-11-19T14:47:52Z-
dc.date.available2024-11-19T14:47:52Z-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8500-
dc.descriptionLiterature has the power to construct meaning in human life. In this sense, Candido (2011) presents it as an indispensable right that cannot be denied to the subjects. This position directly reflects the fact that literature helps in the social formation of individuals, because it is through it that we manifest feelings, we build the field of imagery. Thus, the general objective of this study is to analyze how Portuguese Language teachers work the literary text for children and adolescents, in the 9th grade of elementary school, at the Monsignor Mauricio Laurent Municipal School, located in the city of São Bernardo – Maranhão. Having as specific objectives: to promote the recognition of effective methodologies as essential for the process of literacy, as well as to understand how the practices of literary literacy fortify the interest of the student in the activity of reading, and to understand how these literary texts are being offered to the students and if the process of offering has been effective. This was a field research, of a qualitative nature, in which we sought to understand the vision of teachers who teach at school, through a questionnaire with open questions. Thus, we used as a theoretical contribution, authors such as: Abramovich (1994), Filipouski, Zilberman (2008), Candido (2011), Carvalho (1997), Coelho (1981, 1984), Paulino and Cosson (2009), among others that served as a basis to guide our understanding of the importance of literature and literary literacy promoted by the teacher. Thus, we conclude that the literary text needs to be used in the classroom as a tool to strengthen the personal interest of the student, in order to enrich the learning for pleasure, thus contributing to strengthen the work of the Portuguese Language teacher in the classroom.pt_BR
dc.description.abstractA literatura tem o poder de construir significado na vida humana. Nesse sentido, Candido (2011) apresenta-a como um direito indispensável e que não pode ser negado aos sujeitos. Esse posicionamento reflete diretamente o fato de a literatura auxiliar na formação social dos indivíduos, pois é por meio dela que manifestamos sentimentos, construímos o campo imagético. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo é analisar como os professores de Língua Portuguesa trabalham o texto literário infanto-juvenil, no 9º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Monsenhor Mauricio Laurent, localizada na cidade de São Bernardo – Maranhão. Tendo como objetivos específicos: promover o reconhecimento de metodologias efetivas como essencial para o processo de letramento, bem como compreender como as práticas de letramento literário fortificam o interesse do aluno pela atividade de leitura, e entender como estes textos literários estão sendo ofertados para os alunos e se o processo de oferta tem sido efetivo. Essa foi uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, em que buscamos compreender a visão de professoras que lecionam na escola, por meio de um questionário com perguntas abertas. Desse modo, utilizamos como aporte teórico, autores como: Abramovich (1994), Filipouski, Zilberman (2008), Candido (2011), Carvalho (1997), Coelho (1981, 1984), Paulino e Cosson (2009), dentre outros que serviram como base para nortear nosso entendimento sobre a importância da literatura e do letramento literário promovido pelo professor. Assim, concluímos que o texto literário precisa ser utilizado em sala de aula como ferramenta para fortalecer o interesse pessoal do aluno, a fim de enriquecer a aprendizagem por prazer, contribuindo assim para fortalecer o trabalho do professor de Língua Portuguesa em sala de aula.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDocência;pt_BR
dc.subjectLiteratura infantil e juvenil;pt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectChildren's and youth literature;pt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleLITERATURA E ENSINO: O TRABALHO DOCENTE COM O TEXTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO-MApt_BR
dc.title.alternativeLITERATURE AND TEACHING: TEACHING WORK WITH LITERARY TEXTS IN THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION, IN A PUBLIC SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF SÃO BERNARDO-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDYNARIA DOS SANTOS NEVES.pdfTCC de Graduação853,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.