Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Francisco das Chagas Silva-
dc.date.accessioned2024-11-19T14:57:52Z-
dc.date.available2024-11-19T14:57:52Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8501-
dc.descriptionThe present work aims to understand the relationship between the school and the learning process of reading and writing of students of the Education of Young People, Adults and Elderly (EJAI) of the public school União Escola Presidente Dutra, from the school that is located in the village Arara, in the city of Araioses, in the state of Maranhão. We sought to unravel through their narratives what they think about education and how it can contribute to their lives. To this end, with regard to empirical methodological aspects, the narrative interview was used, with four students enrolled in the period 2020-2022. As a theoretical foundation, this research is based on Haddad's studies; Di Pierro, (2000), where they address the historical context of education, Lourenço Filho (1949), who will bring his contributions to the first political measures aimed at teaching EJAI and the Basic Guidelines Laws (LDB), as a guiding document and which has become one of the great advances with regard to the safety of these individuals in the educational scenario, Clandinin and Connelly (2011), addressing narrative research: experience and history in qualitative research, and for the students' narratives I will rely on studies by Arroyo (2001); Kleiman (1995), Freire (2002); Freire (1961) Soares (2004) Vieira (2004). The importance of the school as a space that promotes autonomy in the process of acquiring literacy is highlighted, for the production of knowledge and professional training.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender a relação da escola com o processo de aprendizagem da leitura e escrita de alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da escola da rede pública Unidade Escola Presidente Dutra, escola esta que se localiza no povoado Arara, da cidade de Araioses do Estado do Maranhão. Buscou-se desvendar por meio de suas narrativas o que eles pensam a respeito da educação e como esta pode contribuir para suas vidas. Para tanto, no que diz respeito aos aspectos metodológicos empíricos, usou-se a entrevista narrativa, com quatro alunos matriculados no período de 2020-2022. Como fundamentação teórica, esta pesquisa embasa-se nos estudos de Haddad; Di Pierro, (2000), onde abordam sobre o contexto histórico da educação, Lourenço Filho (1949), que trará suas contribuições a cercas das primeiras medidas políticas voltadas para o ensino da EJAI e as Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), como um documento norteador e que passou a ser um dos grandes avanços no que diz respeito à segurança desses indivíduos no cenário educacional, Clandinin e Connelly (2011), abordando a pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa, e para as narrativas dos alunos me apoiarei nos estudos de Arroyo (2001); Kleiman (1995), Freire (2002); Freire (1961) Soares (2004) Vieira (2004). Destaca-se a importância da escola como espaço promotor da autonomia no processo de aquisição do universo letrado, para produção de conhecimento e formação profissional.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens;pt_BR
dc.subjectAdultons e Idosos – EJAI;pt_BR
dc.subjectEscola;pt_BR
dc.subjectEscrita;pt_BR
dc.subjectLeitura;pt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEducation of Youth;pt_BR
dc.subjectAdults and Elderly – EJAI;pt_BR
dc.subjectSchool;pt_BR
dc.subjectWriting;pt_BR
dc.subjectReading;pt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.titleNO MEU TEMPO DE ESCOLA: Narrativas de alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Maranhão - MApt_BR
dc.title.alternativeIN MY SCHOOL TIME: Narratives of students of the Education for Young People, Adults and the Elderly (EJAI) of Elementary Education in a school in the interior of Maranhão - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA COSTA.pdfTCC de Graduação1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.