Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8502
Título: PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: análises, discussões e proposta de intervenção
Título(s) alternativo(s): PERSPECTIVES ON TEACHING LITERATURE IN BASIC EDUCATION: analysis, discussions and intervention proposal
Autor(es): SILVA, Janderlene Oliveira da
Palavras-chave: Ensino de Literatura;
Letramento Literário;
Literatura Afro-brasileira;
Gêneros Literários
Literature Teaching;
Literary Literacy;
Afro-Brazilian Literature;
Literary Genres
Data do documento: 3-Ago-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho, denominado “Perspectivas sobre o ensino de literatura na Educação Básica: análises, discussões e proposta de intervenção”, tem como objetivo principal investigar perspectivas sobre o ensino de literatura na Educação Básica, as quais são compreendidas, como: o processo de letramento literário nas escolas; a apropriação e abordagem dos gêneros literários nas aulas de literatura; e o trabalho com a literatura afro-brasileira na Educação Básica. Esse enfoque tem como base a seguinte questão-problema: considerando como perspectivas sobre o ensino de literatura na Educação Básica: o processo de letramento literário, a abordagem e apropriação dos gêneros literários, e o trabalho com a literatura afro-brasileira, em que sentido esses pontos de vista contribuem para a aprendizagem e o letramento literário dos estudantes? Em relação aos objetivos específicos pretende-se: 1. Discutir à luz teórica sobre o ensino de literatura na Educação Básica, promovendo reflexões sobre o processo de letramento literário no contexto escolar; a abordagem e apropriação dos gêneros da esfera literária para o trabalho com a literatura nos ambientes educacionais; e a pertinência do trabalho com a literatura afro-brasileira em sala de aula; 2. Analisar opiniões, experiências e perspectivas expressas por professores (as) dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre o desenvolvimento ou uso de procedimentos didático-metodológicos voltados para o ensino de literatura, levando em consideração as três perspectivas de ensino basilares mencionadas; 3. Apresentar uma proposta de intervenção com base na escolha da obra Olhos d’água, de Conceição Evaristo, contemplando as ideias defendidas neste trabalho. Para isso, utiliza-se como metodologia: a pesquisa bibliográfica com apropriação de pressupostos teóricos de autores como: Abreu (2006); Brasil (2018); Cosson (2020); Dalvi (2013); Duarte (2017); Fonseca (2006); Macedo (2021); Rezende (2013); Rouxel (2013); Silva (2007), entre outros; e a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa o questionário aplicado aos (às) professores (as) dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio atuantes em cidades que fazem parte do Baixo Parnaíba Maranhense. Além disso, fundamenta-se nas ideias de Cosson (2020) sobre a produção e a implementação de sequência básica composta por quatro passos (motivação, introdução, leitura e interpretação), as quais são consideradas imprescindíveis para a criação da sequência didática apresentada neste trabalho. Como resultados do presente estudo, compreende-se que as referidas perspectivas sobre ensino de literatura na Educação Básica contribuem de forma imprescindível para a aprendizagem e o letramento literário dos estudantes, como a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências, o aprimoramento dos sensos ético, crítico, estético, social, cultural, histórico, permitindo aos alunos a sensibilização, o uso da autonomia e práticas com o texto literário que revelam seu protagonismo juvenil e sua criatividade, que podem ser estimuladas por uma prática docente que incorpora no processo de ensino-aprendizagem possibilidades de aprendizagem promovidas pela interação com o texto literário.
Descrição: The present work, called “Perspectives on the teaching of literature in Basic Education: analysis, discussions and intervention proposal”, has as main objective to investigate perspectives on the teaching of literature in Basic Education, which are understood as: the process of literary literacy in schools; the appropriation and approach of literary genres in literature classes; and the work with Afro-Brazilian literature in Basic Education. This focus is based on the following question-problem: considering as perspectives on the teaching of literature in Basic Education: the process of literary literacy, the approach and appropriation of literary genres, and the work with Afro-Brazilian literature, in what sense Do these points of view contribute to students' learning and literary literacy? Regarding the specific objectives, it is intended to: 1. Discuss the theoretical light on the teaching of literature in Basic Education, promoting reflections on the process of literary literacy in the school context; the approach and appropriation of genres from the literary sphere to work with literature in educational environments; and the pertinence of working with Afro-Brazilian literature in the classroom; 2. Analyze opinions, experiences and perspectives expressed by teachers of the final years of Elementary and High School on the development or use of didactic-methodological procedures aimed at teaching literature, taking into account the three basic teaching perspectives mentioned; 3. Present an intervention proposal based on the choice of the work Olhos d’água, by Conceição Evaristo, contemplating the ideas defended in this work. For this, the following methodology is used: bibliographical research with the appropriation of theoretical assumptions by authors such as: Abreu (2006); Brazil (2018); Cosson (2020); Dalvi (2013); Duarte (2017); Fonseca (2006); Macedo (2021); Rezende (2013); Rouxel (2013); Silva (2007), among others; and qualitative research, using the questionnaire applied to teachers in the final years of Elementary and High School working in cities that are part of Baixo Parnaíba Maranhense as a research instrument. In addition, it is based on Cosson's (2020) ideas on the production and implementation of a basic sequence consisting of four steps (motivation, introduction, reading and interpretation), which are considered essential for the creation of the didactic sequence presented in this work. As a result of the present study, it is understood that the aforementioned perspectives on teaching literature in Basic Education contribute in an essential way to the students' learning and literary literacy, such as the construction of knowledge, the development of skills and competences, the improvement of ethical, critical, aesthetic, social, cultural, historical senses, allowing students to raise awareness, the use of autonomy and practices with the literary text that reveal their youthful protagonism and their creativity, which can be stimulated by a teaching practice that incorporates in the process of teaching-learning learning possibilities promoted by interaction with the literary text.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8502
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janderlene Oliveira da Silva.pdfTCC de Graduação1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.