Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8503
Título: | REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA |
Título(s) alternativo(s): | REFLECTIONS ON THE CONTRIBUTION OF SEQUENCES DIDACTICS FOR TEACHING PORTUGUESE LANGUAGE IN THIS MODE REMOTE |
Autor(es): | OTÁVIO, Elienai Carvalho Costa |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa; Sequência Didática; Modalidade Remota; Multiletramentos Portuguese language; Didactic Sequence; Remote Modality; Multiliteracies |
Data do documento: | 12-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esse trabalho monográfico apresenta reflexões sobre o uso de Sequência Didática em atividades no ensino de Língua Portuguesa, realizadas durante a pandemia do novo corona vírus. Partimos da seguinte indagação: Como desenvolver um ensino significativo com SD no Ensino Fundamental a modalidade de ensino remoto? Assim, o objetivo desse trabalho é refletir sobre o uso da Sequência Didática como ferramenta de ensino na modalidade remota, a partir de atividades realizadas no 9º ano do ensino fundamental. Essas atividades foram realizadas por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, sendo elas a base para as reflexões da presente pesquisa. Nesse sentido, a primeira parte dessa pesquisa aborda as considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica e as ações realizadas no subprojeto da Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa. A segunda parte discute sobre o planejamento das atividades pedagógicas, que foram produzidas a partir de muitas reflexões sobre Sequências Didáticas, tendo os gêneros textuais como base para trabalhar leitura e escrita. Nessa etapa do trabalho, é destacado sobre as descrições de Sequências Didáticas na modalidade remota, fazendo uma relação com os diálogos dos autores Dolz e Schneuwly (2004). A última parte trata da aplicação das atividades que foram executadas, como também dos resultados que foram alcançados com ensino de Língua Portuguesa na modalidade remota. Como referencial teórico para os conceitos que foram tratados temos reflexões sobre: Bakhtin (1997) que trata sobre os gêneros textuais na perspectiva sócio histórica; Marcuschi (2001) considerando as práticas sociais para o ensino de Língua Portuguesa; as práticas pedagógicas partindo da pedagogia tradicional à pedagogia nova com Debald (2020); a construção do material didático com planejamentos, compreendendo o contexto de cada aluno com Saviani (1997) e as novas práticas educacionais pensando-se na escrita como uma tecnologia do saber com Coscarelli e Ribeiro (2017), além de muitos outros textos que fundamentaram as reflexões dos bolsistas. Por fim, como procedimento metodológico foi necessário a revisão das reflexões sobre o uso da Sequência Didática, em seguida, resgatar as experiências vivenciadas nas ações de atividade pedagógica na modalidade remota. |
Descrição: | This monographic work presents reflections on the use of Didactic Sequence in activities in the teaching of Portuguese Language, carried out during the pandemic of the new coronavirus. We start from the following question: How to develop meaningful teaching with DS in Elementary School in the remote teaching modality? Thus, the objective of this work is to reflect on the use of the Didactic Sequence as a teaching tool in the remote modality, based on activities carried out in the 9th grade of elementary school. These activities were carried out by scholarship holders of the Pedagogical Residency Program of the Bachelor's Degree in Languages and Codes of Portuguese Language, and they are the basis for the reflections of this research. In this sense, the first part of this research addresses the considerations on the Pedagogical Residency Program and the actions carried out in the subproject of the Bachelor's Degree in Languages and Codes of Portuguese Language. The second part discusses the planning of pedagogical activities, which were produced based on many reflections on Didactic Sequences, with textual genres as the basis for working on reading and writing. At this stage of the work, the descriptions of Didactic Sequences in the remote modality are highlighted, making a connection with the dialogues of the authors Dolz and Schneuwly (2004). The last part deals with the application of the activities that were carried out, as well as the results that were achieved with teaching Portuguese in the remote modality. As a theoretical reference for the concepts that were addressed, we have reflections on: Bakhtin (1997) who deals with textual genres from a socio-historical perspective; Marcuschi (2001) considering social practices for teaching Portuguese; pedagogical practices from traditional pedagogy to new pedagogy with Debald (2020); the construction of teaching material with planning, understanding the context of each student with Saviani (1997) and new educational practices considering writing as a technology of knowledge with Coscarelli and Ribeiro (2017), in addition to many other texts that supported the reflections of the scholarship holders. Finally, as a methodological procedure, it was necessary to review the reflections on the use of the Didactic Sequence, then recover the experiences lived in the actions of pedagogical activity in the remote modality. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8503 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIENAI CARVALHO COSTA OTÁVIO.pdf | TCC de Graduação | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.