Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Luciano Silva-
dc.date.accessioned2024-11-19T16:27:51Z-
dc.date.available2024-11-19T16:27:51Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8505-
dc.descriptionThe traditional methods of teaching the Portuguese Language (PL) in schools, based only on the grammatical perspective, have been proving to be insufficient in relation to the development of reading and textual production, ethical education, intellectual development, and students’ critical thinking. This is the result of intense technological and communicational transformations that have happened in recent years, which require new skills from students to deal with these recent social relationships. Thus, schools should direct PL teaching methodologies that are closer to these everyday practices and not just in relation to the structural aspects of the language. Faced with these technological transformations, new discursive genres appear in new media, which is the case of the online piece of news genre, the focus of this study. Based on these assumptions, the following question arises: What pedagogical paths can be followed to work with the online piece of news genre and its hypertextual and multisemiotic elements capable of developing students able to meet the new communication practices? Hence, the objective of the research is to highlight the relevance of online piece of news genre in teaching by presenting a didactic proposal as a pedagogical resource that may foster the learning process of reading and meaning making of students in secondary education. The development of this research was based on authors who discuss reading practices, multiliteracies, hypertextuality, and discursive genres. It is worth mentioning the studies by Rojo and Barbosa (2015) on speech genres from the Bakhtinian perspective and multiliteracies; Bakhtin (2003) on discursive genres; by Coscarelli (2005) on digital literacy and pedagogical possibilities; by Marcuschi (1999) and Ramal (2002) on the characteristics of hypertext; by Xavier (2009) on reading conceptions; and the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017), since it points to the need to work with digital genres in the classroom due to transformations in the social context. Therefore, it is necessary to take into account aspects pointed out in these writings to adapt pedagogical practices so that students become individuals capable of meeting the communicative needs in this new social context.pt_BR
dc.description.abstractOs métodos tradicionais de ensino da Língua Portuguesa (LP) nas escolas, baseados apenas na perspectiva gramatical, vêm se mostrando insuficientes em relação ao desenvolvimento de leitura e produção textual, à formação ética, ao desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico dos/as alunos/as na educação básica. Isso é resultado das intensas transformações tecnológicas e comunicacionais que aconteceram nos últimos anos, que requer dos/as alunos/as novas habilidades para lidar com essas novas relações sociais. Assim, as escolas devem direcionar metodologias de ensino da LP que se aproximem mais dessas práticas cotidianas e não apenas em relação aos aspectos estruturais da língua. Diante dessas transformações tecnológicas, surgem, então, novos gêneros discursivos em novos suportes, que é o caso do gênero notícia online, foco deste trabalho. Partindo desses pressupostos, surge a questão: Quais caminhos pedagógicos podem ser percorridos para trabalhar o gênero notícia online e seus pontos hipertextuais e multissemióticos capazes de desenvolver alunos/as aptos/as para atender as novas práticas de comunicação? Com isso, o objetivo da pesquisa é destacar a relevância do gênero discursivo notícia online no ensino, apresentando uma proposta didática como recurso pedagógico que auxilie na aprendizagem no processo de leitura e construção de sentido dos/as alunos/as na educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, baseia-se em autores que discutem as práticas de leitura, os multiletramentos, a hipertextualidade e os gêneros discursivos. Vale ressaltar os estudos de Rojo e Barbosa (2015) sobre os gêneros do discurso a partir da perspectiva bakhtiniana e os multiletramentos; de Bakhtin (2003) sobre os gêneros discursivos; de Coscarelli (2005) sobre letramento digital e possibilidades pedagógicas; de Marcuschi (1999) e Ramal (2002) sobre as características do hipertexto; de Xavier (2009) sobre as concepções de leitura; e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), uma vez que, ela aponta a necessidade de trabalhar gêneros digitais em sala de aula devido às transformações no contexto social. Portanto, é necessário levar em consideração aspectos apontados nesses escritos para adequar as práticas pedagógicas para que alunos/as se tornem indivíduos capazes de atender as necessidades comunicativas nesse novo contexto social.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectNotícia online;pt_BR
dc.subjectLeitura;pt_BR
dc.subjectConstrução de sentidospt_BR
dc.subjectOnline piece of news;pt_BR
dc.subjectReading;pt_BR
dc.subjectMeaning makingpt_BR
dc.titleLeitura crítica do gênero notícia online: uma proposição didática para o 9° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCritical reading of the online news genre: a didactic proposal for the 9th grade of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciano Silva Costa.pdfTCC de Graduação424,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.