Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Laísa Costa-
dc.date.accessioned2024-11-19T16:33:35Z-
dc.date.available2024-11-19T16:33:35Z-
dc.date.issued2023-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8506-
dc.descriptionLiterature is a collective social space that accompanies the history of humanity itself. Here in Brazil, its insertion took place through the European classics. It was through these classics that Brazilians still in the colonial period had access to literary works. The social changes that occurred at the turn of the nineteenth century to the twentieth century were crucial for the spread of Brazilian literature, especially for the emergence of literary works that encompassed the children's universe. It is with this in mind that this study was developed, in the sense of portraying facts about the children's universe and, mainly, about production in the field of childhood, verifying the influences of the process of universalization of reading directed to Maranhão children. Literary advertisements made in the nineteenth and twentieth century in the newspaper Diário do Maranhão were used as analysis material. Thus, this study is a qualitative research, characterized as historical, because the collection occurred through historical source, namely: the Maranhão prints. As a theoretical contribution, Zilberman (2003) was used, which deals with children's literature; Veiga (2004) who discusses aspects of childhood education and Schelbauer (2005) who dialogues about the memory of education in Brazil. It is concluded that the analyzed prints constitute a historical source that shows us the path by which children's literature traveled on Maranhão soil.pt_BR
dc.description.abstractA literatura é um espaço social coletivo que acompanha a própria história da humanidade. Aqui no Brasil, sua inserção se deu através dos clássicos europeus. Foi através desses clássicos que os brasileiros ainda em período colonial tiveram acesso a obras literárias. As mudanças sociais ocorridas na virada do século XIX para o século XX foram cruciais para a propagação da literatura brasileira, sobretudo para o surgimento de obras literárias que abrangesse o universo infantil. É pensando nisso, que este estudo se desenvolveu, no sentido de retratar fatos sobre o universo infantil e, principalmente sobre produção no campo da infância, verificando as influências do processo de universalização da leitura direcionada para as crianças maranhenses. Foram utilizados como material de análise anúncios literários realizados no século XIX e XX no jornal Diário do Maranhão. Deste modo, este estudo é uma pesquisa qualitativa, caracterizada como histórica, isso, pois a coleta ocorreu por meio de fonte histórica, a saber: os impressos maranhenses. Como aporte teórico, foram utilizados Zilberman (2003) que trata da literatura infantil; Veiga (2004) que discute aspectos da infância da educação e Schelbauer (2005) que dialoga sobre a memoria da educação no Brasil. Conclui-se que, os impressos analisados constituem – se como fonte histórica que nos mostra o caminho pelo qual a literatura infantil percorreu em solo maranhense.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLiteratura Infantil;pt_BR
dc.subjectInfância;pt_BR
dc.subjectMaranhão;pt_BR
dc.subjectJornalpt_BR
dc.subjectChildren's Literature;pt_BR
dc.subjectChildhood;pt_BR
dc.subjectMaranhao;pt_BR
dc.subjectNewspaperpt_BR
dc.titleA PRODUÇÃO DA LITERATURA INFANTIL MARANHENSE: Uma análise crítica social sobre os impressos do final do século XIX e início do século XXpt_BR
dc.title.alternativeTHE PRODUCTION OF CHILDREN'S LITERATURE IN MARANHÃO: A critical social analysis of printed material from the late 19th and early 20th centuriespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laísa Costa Sousa.pdfTCC de Graduação2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.