Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Ana Beatriz-
dc.date.accessioned2024-11-19T16:42:05Z-
dc.date.available2024-11-19T16:42:05Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8507-
dc.descriptionThis research exposes discussions about teaching and learning conceptions, understanding their differences and main approaches. It focuses on the pedagogy of multiliteracies and its importance for the continuing education of Portuguese language teaching teachers. It discusses factors that contributed, during the pandemic period, to the use of teaching strategies in which the Portuguese language teacher was challenged to think about a pedagogy of multiliteracies. It also discusses the proposal of gamification in basic education, an active approach that, when inserted in the classroom, provides autonomous and active learning, working with the realities of students in the 21st century. Finally, it emphasizes the importance of continuing education within a multiliterate pedagogy through the Pedagogical Residency program, presenting a classroom experience. The theme of this work arose from the disciplines Observation of Portuguese Language Teaching (PCC4) and the discipline of Methodologies for Teaching Language and Literature (PCC5), taught by Professor Dr.ª Eliane Pereira, who approached the active methodologies and the new pedagogical tools to be inserted within the educational scope, highlighting the importance of rethinking new teaching-learning practices, which involve reality and the means of communication in which students are inserted. Throughout the research, we sought to understand the strategies found in active teaching methodologies for teaching that breaks down barriers to student autonomy in the classroom, in addition to discussing teacher training with a focus on an active methodology, given this scenario of transformations and information from the mass media. Its methodological approach is characterized as a qualitative bibliographic research. For that, we had Bacich's proposals as theoretical support; Moran (2018), Busarello (2016), Freire (1987), Libaneo (1990), Rojo (2012), among other theorists.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa expõe discussões sobre concepções de ensino e aprendizagem, compreendendo suas diferenças e principais formas de abordagem. Centra-se na pedagogia dos multiletramentos e sua importância para a formação continuada de professores do ensino de língua portuguesa. Discute fatores que contribuíram, no período da pandemia, para a utilização de estratégias de ensino em que o docente de língua portuguesa foi desafiado à pensar sobre uma pedagogia dos multiletramentos. Discute-se ainda a proposta da gamificação na educação básica, uma abordagem ativa, que ao ser inserida em sala de aula proporciona uma aprendizagem autônoma e ativa, trabalhando com as realidades dos alunos do século XXI. Por fim, enfatiza a importância da formação continuada dentro de uma pedagogia multiletrada por meio do programa Residência Pedagógica, apresentando uma experiência de sala de aula. A temática deste trabalho surgiu a partir das disciplinas de Observação do Ensino de Língua Portuguesa (PCC4) e da disciplina de Metodologias do Ensino de Língua e Literatura (PCC5), ministradas pela professora Dr.ª Eliane Pereira, que abordou as metodologias ativas e as novas ferramentas pedagógicas a serem inseridas dentro do âmbito educacional, destacando a importância de repensar novas práticas de ensino- aprendizagem, que envolve a realidade e os meios de comunicação em que os alunos estão inseridos. Ao longo da pesquisa, buscamos compreender sobre estratégias encontradas nas metodologias ativas de ensino para um ensino que rompa as barreiras com a autonomia dos alunos na sala de aula, além de dialogar sobre a formação de professores com foco numa metodologia ativa, diante desse cenário de transformações e informações dos meios de comunicação em massa. Sua abordagem metodológica, caracteriza-se enquanto pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Para tanto tivemos como respaldo teórico as propostas de Bacich; Moran (2018), Busarello (2016), Freire (1987), Libaneo (1990), Rojo (2012), dentre outros teóricos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino;pt_BR
dc.subjectAprendizagem;pt_BR
dc.subjectPedagogia;pt_BR
dc.subjectMultiletramentos;pt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa;pt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectLearning;pt_BR
dc.subjectPedagogy;pt_BR
dc.subjectMultiliteracies;pt_BR
dc.subjectPortuguese Language;pt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titlePEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: por uma didática necessária para a formação continuada de professores de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeMULTILETTERCY PEDAGOGY: towards a didactics necessary for the continued training of Portuguese language teacherspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BEATRIZ GOMES.pdfTCC de Graduação2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.