Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRANDÃO, Marcos Antônio Souza-
dc.date.accessioned2024-11-19T16:48:49Z-
dc.date.available2024-11-19T16:48:49Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8508-
dc.descriptionThe main objective of this research is to understand the historical context and the prescriptive standardization of the laws that ensure education for the deaf in Brazil, considering the historical, political and social aspects that influenced the education of this student body. Performing analyzes on the legal provisions that are specific to the consolidation of guarantees and duties of the Brazilian education system for the benefit of deaf students. Thus, the problem of this research is to analyze the main changes that have occurred since the implementation of the laws in the educational process of the deaf? The methodology used to carry out the research is of a qualitative nature based on a bibliographical survey together with a documental analysis research. As specific objectives, we have: a) To analyze the trajectory of special education in Brazil; b) Reflect on the historical and educational context of the deaf in Brazil; c) Identify the laws that currently deal with the teaching process for the deaf. To support the research, we resorted to studies by Sassaki (1997); Jannuzzi (1992[2004]); Mazzotta (2005); Picolini and Flores (2020); Mantoan (2003); Frames (2004); Goldfeld (2002) and others. As results achieved, it was highlighted that the learning exercise of the deaf student is based on the conceptions of inclusion, on the support of the Libras translator/interpreter – Portuguese language and on bilingual education. However, we realize that the laws that ensure these guarantees are not fully implemented in the educational field of this public, showing how the education of the Brazilian deaf community, even with the passage of time, is still under influences that hinder its cultural and linguistic development.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal que é compreender o contexto histórico e a normalização prescritiva das leis que asseguram o ensino aos surdos no Brasil, considerando os aspectos históricos, políticos e sociais que influenciaram a educação desse alunado. Efetuando análises sobre os dispositivos legais que são específicos para consolidação de garantias e deveres do sistema de ensino brasileiro para benefício dos alunos surdos. Assim, a problemática desta pesquisa está em analisar as principais mudanças que ocorreram desde a implementação das leis no processo educativo dos surdos? A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é de caráter qualitativa com base em levantamento bibliográfico em conjunto a uma pesquisa de análise documental. Como objetivos específicos, temos: a) Analisar a trajetória da educação especial no Brasil; b) Refletir sobre o contexto histórico e educativo do surdo no Brasil; c) Identificar as leis que tratam sobre o processo de ensino atualmente para os surdos. Para fundamentar a pesquisa, recorremos aos estudos de Sassaki (1997); Jannuzzi (1992[2004]); Mazzotta (2005); Picolini e Flores (2020); Mantoan (2003); Quadros (2004); Goldfeld (2002) e outros. Como resultados alcançados, ficou destacado que o exercício de aprendizagem do aluno surdo esta embasado nas concepções de inclusão, no apoio do tradutor/intérprete de Libras – língua portuguesa e na educação bilíngue. Contudo percebemos como as leis que asseguram essas garantias não são efetivadas plenamente no campo educativo desse público, evidenciando como a educação da comunidade surda brasileira mesmo com o passar do tempo ainda sobre influências que dificultam o seu desenvolvimento cultural e linguístico.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectTradutor/intérprete de Libras;pt_BR
dc.subjectEducação bilíngue;pt_BR
dc.subjectComunidade surda brasileirapt_BR
dc.subjectInclusion;pt_BR
dc.subjectLibras translator/interpreter;pt_BR
dc.subjectBilingual education;pt_BR
dc.subjectBrazilian deaf communitypt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: aspecto histórico, político e socialpt_BR
dc.title.alternativeEDUCATION OF THE DEAF IN BRAZIL: historical, political and social aspectspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS ANTÔNIO SOUZA BRANDÃO.pdfTCC de Graduação595,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.