Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8509
Título: | O Preconceito Linguístico e o Ensino de Língua Portuguesa - O Que Dizem os Alunos do Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Linguistic Prejudice and the Teaching of Portuguese - What High School Students Say |
Autor(es): | SILVA, Michelle Candeira |
Palavras-chave: | Preconceito Linguístico; Variação; Ensino; Língua portuguesa Linguistic prejudice; Variation; Teaching; Portuguese language |
Data do documento: | 15-Set-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o preconceito linguístico dentro da sala de aula, buscando refletir acerca dos impactos causados por esse fenômeno na formação escolar dos alunos. Fundamenta-se nos temas da variação linguística e do preconceito linguístico, com base, sobretudo, nos trabalhos de Bortoni-Ricardo (2004, 2023) e Bagno (2006, 2015, 2017), cujas obras enfatizam a importância da diversidade linguística discutem as relações entre linguagem, poder e desigualdades sociais. Para concretização desta pesquisa, utilizamos questionários como instrumento de coleta de dados, a fim de alcançar uma amostra representativa de respostas dos alunos, ancorada numa abordagem quali-quantitativa, que permitiu identificar padrões e tendências nas percepções e atitudes em relação ao preconceito linguístico nas questões objetivas, fornecendo uma base sólida para a análise dos resultados, bem como compreender e examinar o conteúdo textual das respostas em escrito dos participantes para identificar padrões, opiniões e suas percepções. Com base nos dados, ficou evidente que embora muitos deles consigam identificar a existência de julgamentos negativos sobre suas formas de falar, a compreensão acerca do preconceito linguístico ainda é limitada entre os estudantes. Dessa maneira, é perceptível que as crenças e mitos acerca do preconceito linguístico, refletidas neste trabalho, estão, de fato, arraigadas nas concepções de língua desses alunos, percebemos isso através do impulsionamento dado nos questionamentos que os direcionaram a auto-avaliar suas respectivas falas na língua portuguesa, mostrando que muitos consideram que muitas das formas linguísticas que utilizam estão “erradas”. |
Descrição: | This research aims to investigate linguistic prejudice within the classroom, seeking to reflect on the impacts caused by this phenomenon on the students' school education. It is based on the themes of linguistic variation and linguistic prejudice, based, above all, on the works of Bortoni-Ricardo (2004, 2023) and Bagno (2006, 2015, 2017), whose works emphasize the importance of linguistic diversity and discuss the relationships between language, power and social inequalities. To carry out this research, we used questionnaires as a data collection instrument, in order to reach a representative sample of students' responses, anchored in a quali-quantitative approach, which allowed identifying patterns and trends in perceptions and attitudes in relation to linguistic prejudice in the questions objective, providing a solid basis for the analysis of the results, as well as understanding and examining the textual content of the written responses of the participants to identify patterns, opinions and their perceptions. Based on the data, it was evident that although many of them are able to identify the existence of negative judgments about their ways of speaking, the understanding of linguistic prejudice is still limited among students. In this way, it is noticeable that the beliefs and myths about linguistic prejudice, reflected in this work, are, in fact, rooted in the language conceptions of these students. Portuguese language, showing that many consider that many of the linguistic forms they use are “incorrects”. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8509 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICHELLE CANDEIRA SILVA.pdf | TCC de Graduação | 602,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.