Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8510
Título: LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO REMOTO: Reflexões sobre as implicações na formação de alunos do ensino médio em Santana do Maranhão - MA
Título(s) alternativo(s): DIGITAL LITERACY AND REMOTE LEARNING: Reflections on the implications for the education of high school students in Santana do Maranhão - MA
Autor(es): CARVALHO, Keilane da Silva
Palavras-chave: Letramento Digital;
Ensino Remoto;
Ensino Médio;
Santana do Maranhão- MA
Digital Literacy;
Remote Learning;
High School;
Santana do Maranhão- MA
Data do documento: 4-Ago-2023
Editor: UFMA
Resumo: Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre as implicações do ensino remoto e do letramento digital na formação de alunos do Ensino Médio, de Santana do Maranhão-MA, no contexto pós-pandêmico. Para tanto, fundamenta-se nos estudos acerca do Letramento, nos trabalhos de Soares (2009) e Rojo (2019), e nas contribuições acerca do Letramento Digital, conforme Xavier (2007), Coscarelli (2020) e Ribeiro (2020). Como metodologia, adotamos uma abordagem quanti-qualitativa, dividida em dois momentos: pesquisa bibliográfica e de campo. Para concretização desta pesquisa, foi aplicado um questionário, dividido em duas partes: informações socioeconômicas e práticas digitais, aos discentes do 2º e 3º ano. Com base nas análises dos dados, observou-se que, embora muitos dos alunos possuam recursos digitais e acesso à internet, uma parte expressiva ainda não tem esse acesso, corroborando para os entraves e dificuldades vividos por esses alunos durante o ensino remoto. Assim, as mudanças advindas do novo modelo de ensino geraram um impacto no que tange ao ensino-aprendizagem; se por um lado esses impactos contribuíram para o desenvolvimento do letramento digital e a integração em práticas digitais, por outro, o uso desses meios gerou problemas relacionados à escrita, à falta de tempo para outras atividades não relacionadas ao ambiente digital e a problemas de saúde.
Descrição: Abstract: This research seeks to reflect on the implications of remote teaching and digital literacy in the training of high school students, from Santana do Maranhão, in the post-pandemic context. To this end, it is based on studies about Literacy, in the works of Soares (2009) and Rojo (2019), and on contributions about Digital Literacy, according to Xavier (2007), Coscarelli (2020) and Ribeiro (2020). As a methodology, we adopted a quantitative-qualitative approach, of a bibliographic and field nature. To carry out this research, a questionnaire was applied, divided into two parts: socioeconomic information and digital practices, to students in the 2nd and 3rd year. Based on the data analysis, it was observed that, although many of the students have digital resources and internet access, a significant part still does not have this access, corroborating the obstacles and difficulties experienced by these students during remote education. Thus, the changes arising from the new teaching model have had an impact on teaching and learning; if on the one hand these impacts have contributed to the development of digital literacy and integration into digital practices, on the other hand, the use of these means has generated problems related to writing, lack of time for other activities not related to the digital environment and health problems.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8510
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keilane da Silva Carvalho.pdfTCC de Graduação392,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.