Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8513
Título: | Benedictus de Spinoza: um estudo sobre a ética dos afetos |
Título(s) alternativo(s): | Benedictus de Spinoza: a study on the ethics of affections |
Autor(es): | TITO, Maria Eduarda Ferreira |
Palavras-chave: | Deus; Natureza; Afetos; Conatus God; Nature; Affections; Conatus |
Data do documento: | 18-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo busca compreender as linhas que permeiam a teoria dos afetos do filósofo holandês Benedictus de Spinoza, identificando conjuntamente a questão do corpo, visto que, os afetos se manifestam por meio das interações dos corpos. Desta forma, procuraremos apresentar essa teoria demonstrando como durante toda a nossa vida temos a capacidade de afetar e ser afetados ao nos relacionarmos com o mundo, as alterações que os nossos corpos sofrem ao ter essas relações denominadas de afecções, e como elas atingem positiva ou negativamente a nossa potência de existir, isto é, o esforço para continuar existindo. A metodologia deste trabalho consistirá, portanto, em uma pesquisa bibliográfica a partir da obra principal de Spinoza, a Ética, e de uma obra secundária do autor Marcos André Gleizer, Espinosa & a afetividade humana. Seguindo este caminho, outro importante trabalho a ser mencionado na referida pesquisa (também de autoria do filósofo holandês) é o Tratado da Reforma do Intelecto (TIE), trabalho inacabado, porém de grande importância, ainda mais por caracterizar-se como uma introdução à sua obra magna, a Ética. Essa pesquisa tem por objetivo investigar como essas alterações recaem sobre o nosso corpo, ficando sujeitos a agir no mundo de maneira adequada ou padecermos de forma inadequada. Assim sendo, buscaremos refletir a partir da contribuição teórica desse autor, sobre a compreensão da afetividade humana, analisando as variações que sofremos ao longo da vida, bem como a sua influência na variação de aumento ou diminuição da nossa potência, e ainda, como alcançar uma natureza humana potente. |
Descrição: | ABSTRACT: This article seeks to understand the lines that permeate the human affective theory of the Dutch philosopher Benedictus de Spinoza, jointly identifying the question of the body, since affects are manifested through the interactions of bodies. In this way, we will try to present this theory, demonstrating how throughout our lives we have the ability to affect and be affected when we relate to the world, the changes that our bodies undergo when having these relationships called affections, and how they positively or negatively affect our power to exist, that is, the effort to continue existing. The methodology of this work will consist, therefore, of a descriptive analytical bibliographic research based on Spinoza's main work, the Ethics, and a secondary work by the author Marcos André Gleizer, Spinoza & Human Affectivity. Following this path, another important work to be mentioned in the aforementioned research (also authored by the Dutch philosopher) is the TIE (Treatise on the Reform of the Intellect), an unfinished work, but of paramount importance, even more so because it is characterized as an introduction to the magnum opus Ética. This research aims to investigate how these changes affect our body, making them subject to acting in the world appropriately or suffering inappropriately. Therefore, we will seek to reflect from the theoretical contribution of this author, on the understanding of human affectivity, analyzing the variations that we suffer throughout life, as well as its influence on the variation of increase or decrease of our power, and also, how to achieve a potent human nature. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8513 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Eduarda Ferreira Tito.pdf | TCC de Graduação | 292,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.