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http://hdl.handle.net/123456789/8515
Título: | AS COISAS SÉRIAS DE SANTO: A infância e adolescência e sua relação com o sagrado no Terreiro de Santana em Imperatriz-MA |
Título(s) alternativo(s): | SERIOUS THINGS ABOUT SANTO: Childhood and adolescence and their relationship with the sacred in Terreiro de Santana in Imperatriz-MA |
Autor(es): | MARQUES, Ana Sílvia Oliveira |
Palavras-chave: | Umbanda; Criança; Erês; Etnografia Umbanda; Child; Erês; Ethnography |
Data do documento: | 22-Mai-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | As crianças são parte fundamental da comunidade religiosa umbandista, contribuindo para a conservação e sobrevivência da religião. O processo de ensino-aprendizagem dentro do terreiro tem como principal característica a oralidade. O espaço reservado para elas em cada terreiro atravessa o discernimento do pai ou mãe de santo responsável pela casa em razão do compromisso assumido por este de zelar pela integridade física, moral e espiritual de seus filhos de santo. Esta pesquisa fez-se significativa para dialogar com a diversidade de perspectivas acerca da infância dentro das religiões afro-brasileiras tomando por base o Terreiro de Santana que recebe crianças e adolescentes em seus ritos, porém não realiza sacramentos até a sua maioridade. Além de pesquisa bibliográfica, utilizou-se como metodologia a etnografia, que consistiu na observação direta e participante de cerimônias e reuniões abertas e privadas no terreiro. No cotidiano do terreiro, as crianças estavam presentes em todos os espaços, ainda que não como protagonistas. Brincavam ao redor dos tambores, dançavam, circulavam pelo salão e conviviam com tranquilidade com as entidades incorporadas aos médiuns. A iniciação de criança e adolescente nos terreiros não ocorre separadamente do espaço adulto, como ocorre no catolicismo. Entretanto, cada terreiro possui suas práticas, a amostra estudada prioriza a iniciação dos médiuns com maior idade, visando a integridade física e espiritual de cada indivíduo. Conclui-se, a partir de observação e relatos obtidos, que no Terreiro de Santana, prioriza-se a iniciação dos médiuns, a partir de completada a maior idade, a fim de garantir a integridade física e espiritual, bem como o compromisso com os preceitos e responsabilidades que o desenvolvimento espiritual e cotidiano religioso demandam. |
Descrição: | Children are a fundamental part of the Umbanda religious community, contributing to the preservation and survival of the religion. The teaching-learning process within the terreiro is characterized by orality. The space reserved for them in each terreiro is determined by the father or mother of the saint responsible for the house, due to the commitment made by the latter to look after the physical, moral and spiritual integrity of their children of the saint. This research was significant in terms of discussing the diversity of perspectives on childhood within Afro-Brazilian religions, based on the Terreiro de Santana, which welcomes children and adolescents in its rites, but does not perform sacraments until they come of age. In addition to bibliographic research, ethnography was used as a methodology, which consisted of direct and participatory observation of ceremonies and open and private meetings in the terreiro. In the daily life of the terreiro, children were present in all spaces, although not as protagonists. They played around the drums, danced, walked around the hall and lived peacefully with the entities incorporated into the mediums. The initiation of children and adolescents in the terreiros does not occur separately from the adult space, as occurs in Catholicism. However, each terreiro has its own practices; the sample studied prioritizes the initiation of older mediums, aiming at the physical and spiritual integrity of each individual. It can be concluded, based on observation and reports obtained, that in the Terreiro de Santana, priority is given to the initiation of mediums, from the age of majority, in order to guarantee physical and spiritual integrity, as well as commitment to the precepts and responsibilities that spiritual development and daily religious life demand. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8515 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
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