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http://hdl.handle.net/123456789/8516
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUZA, Ana Tereza Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T12:11:34Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T12:11:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8516 | - |
dc.description | Este trabajo presenta un Relato de Experiencia vivida por la estudiante becada del Programa de Iniciación a la Docencia (PIBID), Circular CAPES nº 23/2022, Ana Tereza, de la Licenciatura en Ciencias Humanas/Sociología (LCH/Sociología), del Centro de Ciencias Imperatriz (CCIM), de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, en la promoción MF 203, del Centro de Enseñanza Graça Aranha (CEGA), bajo la supervisión de la profesora Ma. Luiza Lepos y la coordinadora del subproyecto titulado “ Metodología de aprendizaje activo aplicada al estudio de temas filosóficos”, prof. Dr. Edson Ferreira da Costa. El objetivo es comprender cómo los recursos pedagógicos enfocados al uso de las tecnologías pueden ayudar en el desarrollo de aprendizajes centrados en el sujeto del conocimiento. El proyecto consistió en el desarrollo de actividades pedagógicas basadas en metodologías activas con el objetivo de incentivar a estudiantes de secundaria a aprender de forma participativa y autónoma los contenidos de Filosofía y Sociología. Partiendo de una concepción educativa freireana en la que el conocimiento se constituye a través de una relación dialéctica e integradora, desarrollamos actividades pedagógicas centradas en la concepción de un sujeto activo y dialógico que se aplicó a estudiantes y docentes durante todo el proceso de aprendizaje. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um Relato de Experiência vivenciado por uma estudante bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), Edital CAPES nº 23/2022, Ana Tereza, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia (LCH/Sociologia), do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz, na turma MF 203, do Centro de Ensino Graça Aranha (CEGA), sob a supervisão da professora Ma. Luiza Lepos e do coordenador do subprojeto intitulado “Metodologia de aprendizagem ativa aplicada ao estudo de temas filosóficos”, prof. Dr. Edson Ferreira da Costa. Busca-se entender como os recursos pedagógicos voltados para o uso de tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento de uma aprendizagem centrada no sujeito do conhecimento. O projeto consistiu no desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir de metodologias ativas com o objetivo de incentivar estudantes do Ensino Médio a aprenderem de maneira participativa e autônoma os conteúdos de Filosofia e Sociologia. Partindo de uma concepção educacional freiriana em que o conhecimento se constitui mediante uma relação dialética e integrativa, desenvolvemos atividades pedagógicas centradas na concepção de sujeito ativo e dialógico que se aplicou aos estudantes e professores ao longo de todo o processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativa; | pt_BR |
dc.subject | Sujeito Ativo; | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Metodología Activa; | pt_BR |
dc.subject | Sujeto Activo; | pt_BR |
dc.subject | Tecnologías | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title.alternative | LA IMPORTANCIA DE UTILIZAR METODOLOGÍAS ACTIVAS COMO ESTRATEGIA APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANA TEREZA SILVA DE SOUZA.pdf | TCC de Graduação | 534,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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