Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, José Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T12:33:38Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T12:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8519 | - |
dc.description | This experience report has as main objective to understand the importance of the Supervised Internship of History in the training of teachers in the Degree in Human Sciences / Sociology at the Federal University of Maranhão (UFMA). The internship, object of this reflection, was carried out in the year 2022 at the Municipal School Machado de Assis, located in Bairro Vila Nova, in Imperatriz-MA. This work is based on a qualitative approach, as a data collection instrument we use observation and the notebook for field notes and was initially characterized by a bibliographical research, based on scholars such as Pimenta (1995, 1998 and 2002) and Pimenta and Lima (2006 and 2012), among other authors. In addition to observations of the school reality and teaching practice, a reflection was made on conducting, both that of the technical supervisor and my experience. Despite the difficulties encountered, the internship meant a learning experience and consolidation of my training as a future teacher, making it possible to articulate theory and practice. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relato de experiência tem como principal objetivo compreender a importância do Estágio Supervisionado de História na formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Humanas / Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O estágio, objeto desta reflexão, foi realizado no ano de 2022 na Escola Municipal Machado de Assis, localizada no Bairro Vila Nova, em Imperatriz-MA. Este trabalho fundamenta-se a partir de uma abordagem qualitativa, como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação e o caderno para anotações de campo e caracterizou-se inicialmente com uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em estudiosas como Pimenta (1995, 1998 e 2002) e Pimenta e Lima (2006 e 2012), entre outros autores. Além das observações da realidade escolar e da prática docente foi realizada uma reflexão sobre a regência, tanto a da supervisora técnica quanto a minha experiência. A despeito das dificuldades encontradas, o estágio significou uma experiência de aprendizado e consolidação da minha formação enquanto futuro professor, possibilitando articular teoria e prática. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado; | pt_BR |
dc.subject | História; | pt_BR |
dc.subject | Observação; | pt_BR |
dc.subject | Regência | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship; | pt_BR |
dc.subject | History; | pt_BR |
dc.subject | Observation | pt_BR |
dc.subject | Regency | pt_BR |
dc.title | RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.title.alternative | EXPERIENCE REPORT: SUPERVISED INTERNSHIP IN HISTORY | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ SILVA SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 326,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.