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http://hdl.handle.net/123456789/8521
Título: | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E O DESAFIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO MÉDIO |
Título(s) alternativo(s): | MANDATORY CURRICULAR INTERNSHIP AND THE CHALLENGE OF TEACHING IN BASIC AND SECONDARY EDUCATION |
Autor(es): | COSTA, Lucélia Moura da Silva |
Palavras-chave: | Teoria; Prática; Estágio; Vivências Theory; Practice; Internship; Experiences |
Data do documento: | 6-Set-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório componente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. As etapas do estágio foram realizadas no Ensino Fundamental II nas Disciplinas de Geografia e de História e no novo Ensino Médio em Filosofia e Sociologia, respectivamente na Escola Municipal Wady Fiquene e no Centro de Ensino Delahê Fiquene. A problematização da experiência do Estágio Curricular Obrigatório buscou responder quais aprendizagens técnicas, didáticas e de realidade a atividade do estágio curricular obrigatório pode proporcionar para o futuro profissional da docência formado pelo curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de Imperatriz. Esta atividade de estágio curricular obrigatório possui como procedimentos metodológicos observação, registros escritos, planejamento e regência de aulas. O embasamento teórico que deu fundamentação à realização deste trabalho foi adquirido durante o estudo das disciplinas da matriz curricular do curso, e, especificamente em relação à atividade do estágio com apoio teórico em Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima, Juscyer da Silva Carvalho, Rodrigo da Costa Carvalho Lima, Paulo Freire, Guacira Louro, José Jailton Ribeiro, Rosana Andrade e Marilene Resende. O resultado obtido revelou que a realidade escolar é totalmente diferente do que é, inicialmente, imaginada, pois sem essa experiência não seria possível conhecer, vivenciar e adquirir este conhecimento enriquecedor que foi o estágio prático. |
Descrição: | The objective of this work is to report the experience lived in the development of the Mandatory Curricular Internship component of the Bachelor's degree in Human Sciences/Sociology. The stages of the internship were carried out in Elementary School II in the Disciplines of Geography and History and in the new High School in Philosophy and Sociology, respectively at the Wady Ficane Municipal School and the Delahê Ficane Teaching Center. The problematization of the experience of the Mandatory Curricular Internship sought to answer what technical, didactic and reality learning the activity of the mandatory curricular internship can provide for the future teaching professional trained in the Degree in Human Sciences/Sociology at the Imperatriz Science Center. This mandatory curricular internship activity has as methodological procedures observation, written records, planning and conducting classes. The theoretical basis that provided the basis for carrying out this work was acquired during the study of the subjects in the course's curricular matrix, and specifically in relation to the internship activity with theoretical support from Selma Garrido Pimenta and Maria Socorro Lucena Lima, Juscyer da Silva Carvalho, Rodrigo da Costa Carvalho Lima, Paulo Freire, Guacira Louro, José Jailton Ribeiro, Rosana Andrade and Marilene Resende. The result obtained revealed that the school reality is totally different from what is initially imagined, as without this experience it would not be possible to know, experience and acquire this enriching knowledge that was the practical internship. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8521 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
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LUCÉLIA MOURA DA SILVA COSTA.pdf | TCC de Graduação | 252,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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