Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Rosangela da Silva dos-
dc.date.accessioned2024-11-21T13:43:21Z-
dc.date.available2024-11-21T13:43:21Z-
dc.date.issued2023-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8526-
dc.descriptionhis experience report focused on the supervised internships carried out in 2019 in the disciplines of geography (90h) and history (90h), both belonging to the Degree in Human Sciences / Sociology at the Federal University of Maranhão (UFMA) , Empress campus. The field school where these internships were carried out was a municipal school located in the Parque Amazonas neighborhood, belonging to the region known as Grande Cafeteira, on the outskirts of the city of Imperatriz. The theoretical support that supported the observations and reflections were the studies and conceptions of Paulo Freire (1996 and 1999) and of Selma Garrido Pimenta and Maria Socorro Lucena Lima (2006), among others. The study appropriated notes from the field notebook, the reports of the geography and history internships and observations made at the field school, in addition to reflection on teaching practice and experience as a trainee, future teacher, in a public school in the periphery of the city. The study revealed that the internship is a very rich moment of learning, because in addition to articulating theory and practice, it provided the experience with the school reality, the challenges of being a teacher / teacher in a public school and the experience of affecting students and being affected for them.pt_BR
dc.description.abstractO presente relato de experiência teve como objeto de reflexão os estágios supervisionados realizados no ano de 2019 nas disciplinas de geografia (90h) e história (90h), ambos pertencentes ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas / Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. A escola campo onde os referidos estágios foram realizados foi uma escola municipal localizada no Bairro Parque Amazonas, pertencente à região conhecida como Grande Cafeteira, periferia da cidade de Imperatriz. O aporte teórico que fundamentou as observações e reflexões foram os estudos e concepções de Paulo Freire (1996 e 1999) e de Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima (2006), dentre outros. O estudo se apropriou das anotações do caderno de campo, dos próprios relatórios dos estágios de geografia e história e das observações realizadas na escola campo, além da reflexão sobre a prática de ensino e da experiência enquanto estagiária, futura professora, em uma escola pública da periferia da cidade. O estudo revelou que o estágio é um momento riquíssimo de aprendizagem, pois além de articular teoria e prática, propiciou a vivência com a realidade escolar, os desafios de ser professor / professora numa escola pública e a experiência de afetar os estudantes e de ser afetada por eles.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEstágio;pt_BR
dc.subjectObservação;pt_BR
dc.subjectPrática de Ensino;pt_BR
dc.subjectRelato de Experiênciapt_BR
dc.subjectInternship;pt_BR
dc.subjectObservation;pt_BR
dc.subjectTeaching Practice;pt_BR
dc.subjectExperience Reportpt_BR
dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GEOGRAFIA E HISTÓRIApt_BR
dc.title.alternativeEXPERIENCE REPORT ON SUPERVISED INTERNSHIP: GEOGRAPHY AND HISTORYpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ROSANGELA DA SILVA DOS SANTOS.pdfTCC de Graduação791,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.