Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8527
Título: EXPERIÊNCIA DA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Título(s) alternativo(s): EXPERIENCE OF SUPERVISED INTERNSHIP IN GEOGRAPHY AND HISTORY DISCIPLINES
Autor(es): BARBOSA, Milena Costa
Palavras-chave: Didática Pedagógica;
Estágio Curricular;
Formação Acadêmica
Pedagogical Didactics;
Curricular Internship;
Academic Training
Data do documento: 6-Set-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo evidenciar vivências didático-pedagógicas realizadas nas atividades de estágio curricular obrigatório na etapa do Ensino Fundamental II, nas disciplinas de História e Geografia, entre os anos de 2019 e 2023, no Colégio Militar Tiradentes II e na Escola Municipal Santa Laura em Imperatriz/Maranhão. Destaca-se a integração entre teoria e prática através da apresentação de alguns teóricos da educação Libânio e Mizukami que subsidiaram a prática docente nesta etapa da formação acadêmica. Através de uma análise documental por meio de leituras do PPP/2019 e 2023 da escola e do material didático utilizado pelos professores, e ao mesmo tempo acompanhamento das atividades escolares ocorridas no período de observação e regência, foi possível identificar a estrutura física e pedagógica da escola campo, assim como, os conteúdos, metodologias de ensino, interação entre professor- aluno e processos avaliativos.
Descrição: The present work aims to highlight didactic-pedagogical experiences carried out in the mandatory curricular internship activities in the Elementary School II stage, in the subjects of History and Geography, between the years 2019 and 2023, at Colégio Militar Tiradentes II and at Escola Municipal Santa Laura in Imperatriz/Maranhão. The integration between theory and practice is highlighted through the presentation of some education theorists Libânio and Mizukami who subsidized the teaching practice in this stage of academic formation. Through a document analysis through readings of the school's PPP/2019 and 2023 and the didactic material used by the teachers, and at the same time monitoring the school activities that took place during the period of observation and regency, it was possible to identify the physical and pedagogical structure of the field school, as well as the contents, teaching methodologies, teacher-student interaction and evaluation processes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8527
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENA COSTA BARBOSA.pdfTCC de Graduação459,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.