Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCORRÊA, Paulo Henrique Reis de Sousa-
dc.contributor.authorNEVES, Rafaela Cristina Barros Lopes-
dc.date.accessioned2024-11-21T14:14:58Z-
dc.date.available2024-11-21T14:14:58Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8530-
dc.descriptionThis report presents the experience lived by academics Paulo Henrique Reis de Sousa Corrêa and Rafaela Cristina Barros Lopes Neves, students of the Bachelor's Degree in Human Sciences/Sociology at the Federal University of Maranhão, Imperatriz Campus, during the Mandatory Curricular Internship carried out from April 19, 2023 to June 9, 2023, in a post-COVID-19 pandemic scenario, totaling 90 hours in two (2) institutions. The activities were carried out in person at two schools, located in the rural area of ​​the municipality of Imperatriz, Maranhão: the Dom Pedro I School located in the town of Coquelândia and the Juscelino Kubitchek Municipal School, located in the town of Petrolina, covering the subjects of Philosophy and Sociology, respectively. The objective of this work is to present the difficulties faced in the post-pandemic period in the subjects of Philosophy and Sociology in high school. The adoption of the methodology of this experience report began with the search for bibliographic sources, selecting scientific materials on the internet that deal with this theme focused on the difficulties of Philosophy and Sociology teachers in the post-pandemic period. Soon after, visits were made to the schools, as well as daily dialogues were maintained with coordinators and teachers of the mentioned institutions. In view of this, support material was used, such as textbooks and conversations with teachers from each institution, in addition, of course, to the theoretical knowledge acquired during the learning in the Bachelor's Degree in Human Sciences/Sociology. Therefore, this work showed very harsh realities to be faced on a daily basis, regardless of the school where the internship took place, there are huge gaps and structural deficiencies that harm the teaching process. Thus, even with the impacts caused by the pandemic, there was no awareness on the part of the public authorities to provide greater support for schools during the post-pandemic period.pt_BR
dc.description.abstractEste relato apresenta a experiência vivenciada pelos acadêmicos Paulo Henrique Reis de Sousa Corrêa e Rafaela Cristina Barros Lopes Neves, discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, durante o Estágio Curricular Obrigatório realizado no período de 19 de abril de 2023 a 09 de junho de 2023, em um cenário pós-pandemia de Covid- 19, totalizando 90 horas em duas (2) instituições. As atividades foram realizadas na modalidade presencial em duas escolas, situadas na zona rural do município de Imperatriz Maranhão: a Escola Dom Pedro I localizada no povoado de Coquelândia e na Escola Municipal Juscelino Kubitchek, localizada no povoado de Petrolina contemplando as disciplinas de Filosofia e Sociologia, respectivamente. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar as dificuldades enfrentadas no período pós- pandemia nas disciplinas de Filosofia e Sociologia no ensino médio. A adoção da metodologia desse relato de experiência teve início com a busca por fontes bibliográficas, selecionando materiais científicos na internet que tratam sobre essa temática voltada para as dificuldades dos professores de Filosofia e Sociologia no pós- pandemia. Logo em seguida foram realizadas visitas nas escolas, assim como foi mantido diariamente diálogos com coordenadores e professores das instituições mencionadas. Diante disso, foi utilizado como material de apoio, como livros didáticos e conversas com professores de cada Instituição, além, claro, dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o aprendizado no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Portanto, este trabalho mostrou realidades muito duras deserem enfrentadas no dia-a-dia, independente da escola onde ocorreu o estágio, existem lacunas enormes e deficiências estruturais que prejudicam o processo de ensino. Assim, mesmo com os impactos provocados pela pandemia, não houve uma sensibilização por parte do poder público para proporcionar um suporte maior para as escolas durante o período de pós-pandemia.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionado;pt_BR
dc.subjectpós-pandemia;pt_BR
dc.subjectdificuldades;pt_BR
dc.subjectmetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectSupervised Internship;pt_BR
dc.subjectpost-pandemic;pt_BR
dc.subjectdifficulties;pt_BR
dc.subjectteaching methodologiespt_BR
dc.titleAs dificuldades enfrentadas no período pós-pandemia nas disciplinas de Filosofia e Sociologia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDifficulties faced in the post-pandemic period in Philosophy and Sociology subjects in high schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Henrique Reis de Sousa Corrêa-Rafaela Lopes.pdfTCC de Graduação378,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.