Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8534
Título: GÊNERO E EDUCAÇÃO: A maternidade na graduação de licenciatura em ciências humanas/Sociologia na Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): GENDER AND EDUCATION: Motherhood in the undergraduate course in human sciences/Sociology at the Federal University of Maranhão
Autor(es): SANTOS, Susane Gomes dos
Palavras-chave: Maternidade;
Cuidado;
Mulheres
Maternity;
Careful;
Women
Data do documento: 5-Set-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o processo do “ser mãe” durante o processo de formação inicial das discentes do curso de Licenciatura de Ciências Humanas/Sociologia, da UFMA – Universidade Federal do Maranhão, do Campus Centro, em Imperatriz -MA. A questão central é falar sobre os desafios de ter que conciliar a formação acadêmica e a maternidade. Para isso essa análise foi dividida em duas partes, a primeira foi a análise e referência do artigo de Silvia Maria Bitencourt (PPGS/UFMT), Maternidade e Universidade: Desafios para a Construção de uma Igualdade de Gênero. A segunda se deu por meio dos relatos das interlocutoras contando suas experiencias com a formação profissional e a maternidade. A metodologia usada foi a pesquisa exploratória levantamento bibliográfico e entrevistas abertas com estudantes que se tornaram mães durante a graduação. O resultado aponta que a vivencia acadêmica depois que se torna mãe é mais difícil, ser mãe estudante faz da rotina das mulheres mais cansativas porque precisam conciliar muitos afazeres, nem sempre elas podem contar com uma rede de apoio e que, a maternidade por si só já é bastante trabalhosa, precisa se dividir para todas as atividades que são atribuídas a elas.
Descrição: This article aims to analyze the process of “being a mother” during the initial training process of students in the Bachelor’s Degree in Humanities/Sociology at UFMA – Universidade Federal do Maranhão, Centro Campus, in Imperatriz, Maranhão. The central issue is to talk about the challenges of having to reconcile academic training and motherhood. To this end, this analysis was divided into two parts. The first was the analysis and reference to the article by Silvia Maria Bitencourt (PPGS/UFMT), Motherhood and University: Challenges for Building Gender Equality. The second part was based on the reports of the interlocutors telling their experiences with professional training and motherhood. The methodology used was exploratory research, bibliographical survey and open interviews with students who became mothers during their undergraduate studies. The result shows that the academic experience after becoming a mother is more difficult, being a student mother makes women's routine more tiring because they need to juggle many tasks, they cannot always count on a support network and that motherhood in itself is already quite hard work, having to divide oneself between all the activities that are assigned to them.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8534
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUSANE GOMES DOS SANTOS.pdfTCC de Graduação379,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.