Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Camila Maria Frazao-
dc.date.accessioned2016-10-07T17:56:34Z-
dc.date.available2016-10-07T17:56:34Z-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/853-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.pt_BR
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.pt_BR
dc.description.abstractUm Sistema de Gestão da Qualidade apresenta-se como um elemento essencial para a administração de empresas. Sua implantação requer empenho, mas sua manutenção exige dedicação contínua e intensa. Desse modo, este trabalho busca realizar uma análise sobre como a empresa Internacional Marítima de São Luís – MA mantém o seu sistema após a certificação. O trabalho buscou então conhecer os requisitos da ISO 9001 e verificar como estão sendo aplicados na organização. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários com os colaboradores da sede administrativa e de uma entrevista com a supervisora de Qualidade da empresa. Logo, o estudo de caso possibilitou verificar como está sendo realizada a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e constatou os benefícios que este fornece, bem como os desafios que a empresa lida com o sistema implementado. Dentre esses desafios, destaca-se principalmente o engajamento um pouco limitado dos colaboradores com o sistema e as dificuldades quanto aos custos, embora a empresa esteja sustentando o sistema competentemente, visto que encontra-se recertificada há menos de um ano. Portanto, constata-se que a manutenção do sistema de gestão da qualidade da Internacional Marítima é satisfatória, porém necessita de uma maior atenção para alcançar maiores benefícios.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectSistema de Gestãopt_BR
dc.subjectCertificaçãopt_BR
dc.titleSISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR DE SERVIÇOS: um estudo de caso na Internacional Marítima.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILAMARIAFRAZAO.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.