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http://hdl.handle.net/123456789/8543
Título: | A BIBLIOTERAPIA E O COMBATE À DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA NO CENÁRIO DA PANDEMIA DO COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | BIBLIOTHERAPY AND THE FIGHT AGAINST DEPRESSION AND ANXIETY AMONG STUDENTS IN THE LIBRARY SCIENCE COURSE IN THE SCENARIO OF THE COVID-19 PANDEMIC |
Autor(es): | PEREIRA, Geisiane Mendonça |
Palavras-chave: | Biblioterapia; Doenças psicossomáticas; Ansiedade e Depressão; Pandemia do Covid-19 Bibliotherapy; Psychosomatic diseases; Anxiety and Depression; Covid 19 pandemic |
Data do documento: | 24-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente estudo trata sobre a biblioterapia, identifica conceitos, práticas e contribuições no combate à depressão e ansiedade. Investiga como os alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão enfrentam o cenário de isolamento social durante a pandemia do Covid-19, considerando a transição entre as aulas remotas e presenciais. A referida pesquisa busca responder como a biblioterapia pode ser empregada para auxiliar no combate à depressão e ansiedade entre os acadêmicos do curso de Biblioteconomia, considerando o cenário da pandemia do Covid-19. Em relação aos procedimentos, este estudo realiza pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Quanto à abordagem, considera a pesquisa qualitativa e quantitativa. Buscando cumprir com os objetivos, realiza pesquisa descritiva. O referencial teórico foi dividido em três seções distintas. A primeira seção apresenta a base teórica da biblioterapia, fornecendo um entendimento sólido dessa abordagem terapêutica e bem como sua evolução ao longo do tempo. A segunda seção contextualiza a pandemia do Covid-19 e seus efeitos na saúde mental, trazendo dados importantes sobre o impacto emocional causado por essa crise global. Já terceira seção enfoca as doenças psicossomáticas, com ênfase na depressão e ansiedade. Para coleta de dados, aplica questionário aos discentes do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Os resultados ressaltam a importância de implementar estratégias adequadas de prevenção, intervenção e apoio para lidar com os problemas de saúde mental enfrentados pelos alunos. Deste modo, conclui que o isolamento social afetou a saúde mental dos estudantes e sugere a colaboração entre instituições acadêmicas, profissionais de saúde mental e bibliotecários para desenvolver programas de biblioterapia nas universidades, a fim de promover saúde mental e bem-estar dos estudantes. |
Descrição: | The present study deals with bibliotherapy, identifying concepts, practices, and contributions in combating depression and anxiety. It investigates how students of Library Science at the Federal University of Maranhão face the scenario of social isolation during the Covid-19 pandemic, considering the transition between remote and in-person classes. The mentioned research seeks to answer how bibliotherapy can be employed to assist in combating depression and anxiety among students of Library Science, considering the context of the Covid-19 pandemic. Regarding the procedures, this work conducts bibliographic research and field research. As for the approach, it considers both qualitative and quantitative research. To fulfill its objectives, it carries out descriptive research. The theoretical framework is divided into three distinct sections. The first section presents the theoretical foundation of bibliotherapy, providing a solid understanding of this therapeutic approach and its evolution over time. The second section contextualizes the Covid-19 pandemic and its effects on mental health, presenting important data about the emotional impact caused by this global crisis. The third section focuses on psychosomatic diseases, with an emphasis on depression and anxiety. For data collection, a questionnaire is applied to the students of Library Science at the Federal University of Maranhão. The results emphasize the importance of implementing appropriate strategies for prevention, intervention, and support to address the mental health problems faced by the students. Thus, it concludes that social isolation has affected the mental health of the students and suggests collaboration between academic institutions, mental health professionals, and librarians to develop bibliotherapy programs at universities in order to promote mental health and well-being among the students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8543 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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