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Título: PADRÕES DE AVALIAÇÃO CIENTÍFICA DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): SCIENTIFIC EVALUATION STANDARDS OF THE JOURNAL PORTAL OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO
Autor(es): CASTRO, Mayara Reis
Palavras-chave: avaliação de artigos científicos;
Portal de Periódicos da UFMA;
avaliação aberta
evaluation of scientific articles;
UFMA Journal Portal;
open evaluation
Data do documento: 25-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre a forma de avaliação dos artigos aprovados para publicação das revistas que compõem o Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão. Os artigos para serem publicados nas revistas científicas passam por um processo de avaliação. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é investigar os padrões de avaliação por pares, peer review, realizados pelos periódicos indexados no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFMA. São objetivos específicos: descrever o Portal de Periódicos Eletrônico da UFMA; mapear os Periódicos do Portal de Periódicos Eletrônico da UFMA e caracterizar o perfil dos editores, assim como observar seu interesse em adotar Avaliação Aberta. Para a consecução dos objetivos, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e campo descritiva quando descreve o Portal de Periódicos com abordagem qualitativa e quantitativa. O corpus de análise é formado por 29 periódicos pertencentes ao Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2022 e seus editores. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, o primeiro, na análise dos periódicos indexados no portal, e o segundo via aplicação de questionário, no Google forms, no período de janeiro de 2023 a maio de 2023. Dentre os resultados analisados conclui-se que no portal é possível encontrar informações necessárias e pertinentes sobre cada revista indexada, ressaltando que a maior parte dos periódicos usam a avaliação duplo cego. Quanto aos editores respondentes, observa-se que a maioria possui conhecimentos sobre a Avaliação Aberta e Ciência Aberta, que alguns poucos não descartam a possibilidade de adotar essa abordagem em seus periódicos, mas a grande maioria indicou tendência a não proceder e utilizar a Avaliação Aberta em suas práticas acadêmicas e científicas nos periódicos.
Descrição: Study on the form of evaluation of articles approved for publication in the journals that make up the Portal de Periódicos of the Federal University of Maranhão. Articles to be published in scientific journals undergo an evaluation process. In this context, the general objective of the research is to investigate the standards of peer review, carried out by the journals indexed in the Portal de Periódicos Eletrônicos of UFMA. The specific objectives are: to describe the UFMA Electronic Periodicals Portal; map the Journals of the UFMA Electronic Journal Portal and characterize the profile of the editors, as well as observe their interest in adopting Open Evaluation. In order to achieve the objectives, bibliographic research and a descriptive field are used as a methodology when describing the Portal de Periódicos with a qualitative and quantitative approach. The corpus of analysis is formed by 29 journals belonging to the Portal de Periódicos of the Federal University of Maranhão in the year 2022 and their editors. Data collection was carried out in two moments, the first in the analysis of the journals indexed in the portal, and the second via the application of a questionnaire, in Google forms, from January 2023 to May 2023. Among the analyzed results, it concludes that in the portal it is possible to find necessary and pertinent information about each indexed journal, emphasizing that most journals use the double blind evaluation. As for the responding editors, it is observed that most have knowledge about Open Evaluation and Open Science, that a few do not rule out the possibility of adopting this approach in their journals, but the vast majority indicated a tendency not to proceed and use Open Evaluation in their academic and scientific practices in journals.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8546
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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