Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAUJO, Nicóle Lima-
dc.date.accessioned2024-11-21T20:00:59Z-
dc.date.available2024-11-21T20:00:59Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8547-
dc.descriptionThis research aims to present about the literary demand, regarding the aspects of generation Z and Alpha. General Objective to carry out a systematic literature review to identify the productions that address the theme of literary reading practices, between the years 2000 and 2009 (final year of generation Z), and 2010 to 2022 current years of the alpha generation. What concerns the specific objectives a) to carry out the bibliographic survey of the literature; b) to describe the current scenario of literary reading and the zapping and alpha generation; c) to explain about the reading society and the formative environments of the reader including the aspects of reading policies and b) to carry out a systematic literature review in the years comprised of the research in the Database of Theses and Dissertations -BDTD/IBICT. As for the methodology applied, initially bibliographic research was carried out and later the systematic literature review, performing search strategies within the database, pre-selected. With the collection and analysis as the final product of this research, it was pointed out that, still in small numbers, there are publications that aim to investigate digital natives in multiple aspects within the literature.pt_BR
dc.description.abstractEstudo sobre a demanda literária, quanto aos aspectos da geração Z e Alpha. Objetiva realizar uma revisão sistemática de literatura para identificar as produções que abordam sobre a temática das práticas de leitura literária, entre os anos 2000 e 2009 (ano final da geração Z), e 2010 a 2022 anos atuais da geração alpha, e como objetivos específicos realizar o levantamento bibliográfico da literatura; descrever o cenário atual da leitura literária e da geração zapping e alpha; explanar a respeito da sociedade leitora e os ambientes formativos do leitor incluindo os aspectos das políticas de leitura e ainda realizar a Revisão sistemática. Metodologicamente foi realizada a pesquisa bibliográfica (autores) e revisão sistemática de literatura (autores) na Base de dados de Teses e Dissertações -BDTD/IBICT nos anos compreendidos 2009 (geração z) e 2022 (geração alfa) realizando estratégias de busca na base de dados, pré-selecionada. Com a coleta e análise, apresenta como produto final desta pesquisa, foi pontuado que, existem publicações, ainda que número pequeno, que visem investigar sobre os nativos digitais em múltiplos aspectos no contexto da literatura.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectNativos digitais;pt_BR
dc.subjectLeitura;pt_BR
dc.subjectGeração Z;pt_BR
dc.subjectGeração Alphapt_BR
dc.subjectDigital natives;pt_BR
dc.subjectReading;pt_BR
dc.subjectGeneration Z;pt_BR
dc.subjectGeneration Alphapt_BR
dc.titleDEMANDA LITERÁRIA E CONTEXTOS DE LEITURA NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE A GERAÇÃO Z E ALFA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURApt_BR
dc.title.alternativeLITERARY DEMAND AND READING CONTEXTS IN THE PERIOD BETWEEN GENERATION Z AND ALPHA: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEWpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICÓLE LIMA ARAUJO.pdfTCC de Graduação429,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.