Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8547
Título: | DEMANDA LITERÁRIA E CONTEXTOS DE LEITURA NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE A GERAÇÃO Z E ALFA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
Título(s) alternativo(s): | LITERARY DEMAND AND READING CONTEXTS IN THE PERIOD BETWEEN GENERATION Z AND ALPHA: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW |
Autor(es): | ARAUJO, Nicóle Lima |
Palavras-chave: | Nativos digitais; Leitura; Geração Z; Geração Alpha Digital natives; Reading; Generation Z; Generation Alpha |
Data do documento: | 28-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Estudo sobre a demanda literária, quanto aos aspectos da geração Z e Alpha. Objetiva realizar uma revisão sistemática de literatura para identificar as produções que abordam sobre a temática das práticas de leitura literária, entre os anos 2000 e 2009 (ano final da geração Z), e 2010 a 2022 anos atuais da geração alpha, e como objetivos específicos realizar o levantamento bibliográfico da literatura; descrever o cenário atual da leitura literária e da geração zapping e alpha; explanar a respeito da sociedade leitora e os ambientes formativos do leitor incluindo os aspectos das políticas de leitura e ainda realizar a Revisão sistemática. Metodologicamente foi realizada a pesquisa bibliográfica (autores) e revisão sistemática de literatura (autores) na Base de dados de Teses e Dissertações -BDTD/IBICT nos anos compreendidos 2009 (geração z) e 2022 (geração alfa) realizando estratégias de busca na base de dados, pré-selecionada. Com a coleta e análise, apresenta como produto final desta pesquisa, foi pontuado que, existem publicações, ainda que número pequeno, que visem investigar sobre os nativos digitais em múltiplos aspectos no contexto da literatura. |
Descrição: | This research aims to present about the literary demand, regarding the aspects of generation Z and Alpha. General Objective to carry out a systematic literature review to identify the productions that address the theme of literary reading practices, between the years 2000 and 2009 (final year of generation Z), and 2010 to 2022 current years of the alpha generation. What concerns the specific objectives a) to carry out the bibliographic survey of the literature; b) to describe the current scenario of literary reading and the zapping and alpha generation; c) to explain about the reading society and the formative environments of the reader including the aspects of reading policies and b) to carry out a systematic literature review in the years comprised of the research in the Database of Theses and Dissertations -BDTD/IBICT. As for the methodology applied, initially bibliographic research was carried out and later the systematic literature review, performing search strategies within the database, pre-selected. With the collection and analysis as the final product of this research, it was pointed out that, still in small numbers, there are publications that aim to investigate digital natives in multiple aspects within the literature. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8547 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NICÓLE LIMA ARAUJO.pdf | TCC de Graduação | 429,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.