Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8549
Título: | TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: os desafios enfrentados pelos docentes do Departamento de Biblioteconomia – UFMA |
Título(s) alternativo(s): | INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC: Challenges faced by professors at the Department of Library Science – UFMA |
Autor(es): | ARAUJO, Herika Dayane Ferreira |
Palavras-chave: | ensino remoto; tecnologias digitais da informação e comunicação; capacitação docente; departamento de Biblioteconomia/UFMA; pandemia remote teaching; digital information and communication technologies; teacher training; department of Librarianship/UFMA; pandemic |
Data do documento: | 3-Ago-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Análise dos desafios enfrentados pelos docentes do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante o período da pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2) conhecido como COVID-19, com o uso da tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC). A UFMA teve que seguir as regras sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, e desta forma, as atividades presenciais foram interrompidas, pois para evitar a disseminação do vírus, as aulas presenciais nas suas dependências foram suspensas. Para o desenvolvimento deste estudo, temos como objetivo geral, analisar quais desafios os docentes do Departamento de Biblioteconomia da enfrentaram com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o ensino remoto. E como objetivos específicos: identificar as tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas no ensino remoto; discorrer sobre as políticas de capacitação da UFMA para os docentes; e analisar o domínio no uso dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem no ensino remoto. A metodologia utilizada é caracterizada qualitativa do tipo descritiva, adotando os procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a de campo, com aplicação de questionários on- line. Portanto, averiguamos que os docentes relataram enfrentar um período desafiador, pois não possuíam uma estratégia prévia para lidar com uma situação tão inusitada, onde uma alternativa era prosseguir com as aulas de forma remota para a continuidade da formação acadêmica dos/as alunos/as, mesmo considerando as perdas em relação a interação com os discentes. Conclui-se que enfrentaram dificuldades ao utilizar as ferramentas tecnológicas, pois tinham pouca experiência prévia com essas plataformas antes da pandemia, desta forma, buscando capacitações e treinamentos para dominar as tecnologias e ressaltamos que por meio das mesmas tornou-se viável manter a continuidade das aulas sem interrupções e ao mesmo tempo foi possível utilizar as ferramentas digitais, como os repositórios digitais, bibliotecas digitais e outras atividades. |
Descrição: | Analysis of the challenges faced by professors of the Department of Library Science at the Federal University of Maranhão (UFMA), during the period of the pandemic of the new coronavirus (SARS-COV-2) known as COVID-19, with the use of digital information and communication technology (TDIC). UFMA had to follow the health rules recommended by the World Health Organization, and in this way, face-to-face activities were interrupted, as in order to prevent the spread of the virus, face-to-face classes at its premises were suspended. For the development of this study, we have as a general objective, to analyze what challenges the professors of the Department of Library Science faced with the use of digital information and communication technologies for remote teaching. And as specific objectives: to identify the digital information and communication technologies used in remote teaching; discuss UFMA's training policies for professors; and to analyze the domain in the use of these technologies in the teaching-learning process in remote teaching. The methodology used is qualitative and descriptive, adopting procedures such as bibliographic and field research, with the application of online questionnaires. Therefore, we found that the teachers reported facing a challenging period, as they did not have a prior strategy to deal with such an unusual situation, where an alternative was to continue with classes remotely for the continuity of the students' academic training, even considering the losses in relation to interaction with students. It is concluded that they faced difficulties when using technological tools, as they had little previous experience with these platforms before the pandemic, thus seeking qualifications and training to master the technologies and we emphasize that through them it became feasible to maintain the continuity of the classes without interruptions and at the same time it was possible to use digital tools, such as digital repositories, digital libraries and other activities. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8549 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HÉRIKA DAYANE FERREIRA ARAÚJO.pdf | TCC de Graduação | 12,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.